A Tesla está sob escrutínio federal das autoridades americanas devido a preocupações de que um recurso de assistência ao motorista recém-lançado possa resultar em acidentes, a mais recente medida dos órgãos reguladores de segurança automotiva para investigar a tecnologia da fabricante de carros elétricos.
A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA abriu uma avaliação preliminar de cerca de 2,6 milhões de veículos da Tesla após relatos de problemas com um recurso conhecido como “Actually Smart Summon”. A agência disse em documentos publicados em seu site que recebeu uma reclamação alegando que o sistema resultou em um acidente e analisou relatos da mídia de pelo menos três outros incidentes semelhantes.
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O Actually Smart Summon, que foi lançado no final do ano passado, permite que os proprietários movam seus veículos remotamente em estacionamentos ou outros locais usando um aplicativo de smartphone. A NHTSA disse que alguns veículos sofreram acidentes depois de não conseguirem detectar postes ou carros estacionados enquanto operavam usando o recurso. A agência também disse que alguns usuários tiveram muito pouco tempo para evitar um acidente.
A Tesla não respondeu a um pedido de comentário da Bloomberg.
A investigação ocorre cerca de três meses depois que a NHTSA abriu uma investigação para apurar se o sistema de automação parcial da Tesla, comercializado como Full Self-Driving, está com defeito. Isso se somou a uma consulta de recall que a NHTSA abriu em abril para verificar se a Tesla havia feito o suficiente para impedir que os motoristas usassem indevidamente outro conjunto de recursos de assistência que a empresa comercializa como Autopilot.