A Tesla anunciou nesta sexta-feira (21) um recall de quase 380 mil veículos nos Estados Unidos devido a uma falha na assistência de direção hidráulica que pode aumentar o esforço necessário para dirigir, especialmente em baixas velocidades, elevando o risco de acidentes.

O recall é resultado de uma investigação de mais de um ano realizada pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês), após proprietários de veículos da Tesla relatarem falhas na direção.

Alguns condutores disseram não conseguir girar o volante, enquanto outros mencionaram um esforço maior. Mais de 50 veículos foram supostamente rebocados devido ao problema, disse a NHTSA, no ano passado.

A Reuters informou no final de 2023 que dezenas de milhares de proprietários experimentaram falhas prematuras de peças de suspensão ou direção desde 2016, citando documentos da Tesla e entrevistas com clientes e ex-funcionários.

Em processo junto à NHTSA, a Tesla disse que sedãs da linha Model 3 e crossovers Model Y de 2023 equipados com software mais antigo podem enfrentar um colapso de sobretensão, com risco de sobrecarregar componentes de acionamento do motor.

A Tesla disse que, se esse problema ocorrer enquanto o veículo estiver em movimento, a direção não é afetada e o carro exibe um alerta. No entanto, quando o veículo parar, a assistência de direção pode não funcionar e permanecer desativada quando o carro se locomover novamente.

Até o dia 10 de janeiro, a Tesla identificou 3.012 acionamentos de garantia referentes a essa condição ou que podem estar relacionados a ela. A montadora não tem conhecimento de acidentes ou mortes associadas à falha. A empresa informou ter lançado uma atualização de software para corrigir o defeito.

O comunicado desta sexta-feira marca o segundo grande recall da montadora neste ano. Em janeiro, a Tesla anunciou um recall de cerca de 239.000 veículos em razão do mau funcionamentos de câmaras de visão traseira.

(Reportagem de Aditya Soni em Bengaluru)