As vendas da Tesla no mercado europeu caíram em agosto, diante da forte concorrência com a chinesa BYD e uma reação negativa contra o presidente-executivo da montadora, Elon Musk. As vendas só ficaram acima das expectativas na Noruega, Espanha e Portugal.

A Tesla tem um número limitado de modelos e não lança um novo carro para o mercado de massa desde o Model Y, em 2020. Enquanto isso, os novos rivais chineses e as montadoras tradicionais estão inundando o mercado com lançamentos.

Os registros de novos carros Tesla na França caíram 47,3% em agosto em relação ao mesmo mês de 2024, enquanto o mercado geral de automóveis cresceu quase 2,2%, mostraram dados nesta segunda-feira (1).

Na Suécia, onde as vendas de veículos elétricos ficaram estáveis, os registros da Tesla caíram mais de 84%, e na Dinamarca recuaram 42%. As vendas da Tesla caíram 50% na Holanda e 4,4% na Itália.

A Noruega, onde praticamente todas as vendas de carros novos são elétricos, registrou um salto de 21,3% nos registros da montadora norte-americana. Mas as vendas da BYD saltaram 218%.

Vendas da Tesla em Portugal e Espanha

Após meses de quedas nas vendas, a Tesla registrou um aumento de 28,7% em Portugal em agosto.

Na Espanha, onde são oferecidos subsídios para veículos elétricos de até 7.000 euros (cerca de R$ 44 mil), as vendas da Tesla aumentaram 161%, com 1.435 carros, contra 549 em agosto de 2024. Mas as vendas da BYD aumentaram 400%, com 1.827 carros.

No ano até agora, as vendas da BYD na Espanha saltaram 675%, com 14.181 carros, enquanto as vendas da Tesla cresceram 11,6%, para 9.303 veículos.

“Os volumes decepcionantes da Tesla podem ser atribuídos a um ambiente de mercado mais competitivo“, disse Matthias Schmidt, analista de mercado automotivo europeu da Schmidt Automotive.

Segundo Schmidt, a insistência de Musk durante uma reunião com investidores em julho de que “não havia problemas com os volumes da Tesla no mercado europeu”, quando a queda foi de 1,7% no primeiro semestre do ano, fez ele parecer “delirante”.

Representantes da Tesla na Europa argumentaram que o declínio nas vendas se deu em maior parte pela produção estar mudando para uma versão renovada do Model Y, que havia sido o carro mais vendido da Europa em 2023.

As entregas começaram em grande parte da Europa em junho, mas as vendas do Model Y caíram 46,5% na Dinamarca em agosto e 87% na Suécia.

Preços dos usados em queda

Os problemas competitivos da Tesla têm sido agravados pela postura política de Musk, que ajudou a financiar a vitória de Donald Trump e tem apoiado partidos europeus de extrema-direita. Tudo isso provoca uma forte reação dos consumidores.

Ginny Buckley, CEO do Electrifying, site sobre veículos elétricos, disse que a influência de Musk sobre a marca se tornou “cada vez mais polarizadora”.

Mais da metade dos entrevistados pela Electrifying disse que Musk estava os desestimulando a comprar um Tesla, indicando que “o domínio da Tesla não é mais garantido“.

Andy Leyland, cofundador da SC Insights, especialista em cadeia de suprimentos, disse que as vendas também estão sendo prejudicadas pelo baixo custo dos veículos usados da Tesla.

A Marketcheck, que coleta dados de veículos usados no Reino Unido, informou que o preço médio de um Model Y usado atingiu uma nova mínima, caindo 41% em dois anos.