O TikTok confirmou oficialmente ao governo brasileiro a intenção de instalar data centers no Ceará. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Shou Zi Chew, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (22), em Nova York, às margens da Assembleia da ONU, noticiou a Folha de S.Paulo. Foi o primeiro encontro da companhia com o presidente.

Segundo integrantes do governo, o projeto envolve o complexo portuário de Pecém (CE) e tem o potencial de transformar o Estado no segundo maior polo de data centers do país, atrás apenas de São Paulo. O governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, participaram da reunião, além de representantes da Secretaria de Comunicação e da primeira-dama, Janja da Silva.

Desde o primeiro semestre a ByteDance, controladora do TikTok, avaliava instalar sua infraestrutura de dados no Brasil, em um projeto de até 1 GW de capacidade em parceria com a Casa dos Ventos

Em maio, o empreendimento, estimado em R$ 50 bilhões, recebeu aval do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e passou a negociar com grandes clientes internacionais — com a ByteDance entre as conversas mais avançadas.

Na semana passada, o governo Lula editou uma Medida Provisória com incentivos fiscais para a instalação de data centers no país, dando condições ao país para atrair esses investimentos.