O TikTok, controlado pela ByteDance, pretende multiplicar por dez o tamanho de seu negócio de comércio eletrônico nos EUA, para até US$ 17,5 bilhões neste ano, segundo pessoas com conhecimento do assunto, em uma maior ameaça à Amazon.com (AMZO34).

A meta de volume de mercadorias em 2024 para a versão americana da TikTok Shop – que combina entretenimento online com compras por impulso – foi discutida em reuniões internas nas últimas semanas e ainda pode mudar dependendo do andamento do negócio, disseram as pessoas, que pediram anonimato.

A ambiciosa meta do TikTok cria um conflito não apenas com a Amazon, mas também com as empresas chinesas Temu e Shein, que têm avançado entre consumidores americanos jovens. Ao contrário das duas redes de descontos rivais, o TikTok conta com seu alcance nas redes sociais e com o apelo dos vídeos virais para atrair compradores.

Mão de pessoa segurando celular. Na tela, vídeo "23 YEAR OLD BLACK GIRL WORKING ON WALL STREET".
Os vídeos do TikTok de Naeche Vincent conquistaram milhões de “curtidas”.

No ano passado, o TikTok caminhava para acumular cerca de US$ 20 bilhões em valor bruto global de mercadorias. O Sudeste Asiático respondia pela maior parte das vendas por meio da plataforma, apurou a Bloomberg News. Agora, a empresa busca ampliar as vendas nos EUA e na América Latina, onde planeja lançar a operação de comércio eletrônico nos próximos meses, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto.

“Os especulados números de vendas de mercadorias nos EUA representados pela Bloomberg são imprecisos”, disse o TikTok em comunicado.

A ByteDance, fundada há mais de uma década por Zhang Yiming e Liang Rubo, tornou-se líder na internet com valor superior a US$ 200 bilhões graças à viralidade das plataformas de vídeos curtos TikTok e Douyin. A TikTok Shop é um dos recursos de crescimento mais rápido para a empresa de capital fechado com sede em Pequim, que busca um novo motor de crescimento além da publicidade nas redes sociais. A receita da ByteDance aumentou cerca de 30% em 2023, para mais de US$ 110 bilhões, superando o crescimento projetado de rivais de redes sociais muito mais estabelecidas, como Meta Platforms e Tencent.

A TikTok Shop permite que usuários comprem itens enquanto deslizam por um feed perpétuo de vídeos curtos e transmissões ao vivo em seu principal aplicativo de rede social, esperando que consumidores escolham seu canal como uma alternativa à Amazon ou ao Shopee da Sea. Esse formato – um esforço para combinar a facilidade de fazer compras na Amazon com a descoberta de produtos proporcionada por aplicativos como o Instagram da Meta – já ajudou Douyin a arrebatar uma parcela significativa dos gastos de consumidores chineses do Alibaba e da JD.com, particularmente depois que as regras de lockdown da pandemia aumentaram o tempo gasto online.

A ByteDance pretende exportar seu modelo de comércio eletrônico globalmente. Nos EUA, o TikTok oferece frete grátis e subsídios para influenciadores que vendem aparelhos, roupas e maquiagem em vídeos e transmissões ao vivo. Em novembro, impulsionados pelas ofertas da Black Friday e da Cyber Monday, mais de 5 milhões de novos clientes nos EUA compraram algo no TikTok, disse a empresa, que possui cerca de 150 milhões de usuários no país.

Dedo toca tela de smartphone com ícone e nome do TikTok.

A TikTok anunciou na quarta-feira (4) que aumentará as taxas impostas aos comerciantes para 6% de cada venda a partir de abril e para 8% em julho na maioria das categorias de produtos, marcando o fim das promoções usadas para atrair vendedores. Essas comissões ainda são significativamente mais baixas do que as taxas dos vendedores da Amazon, que normalmente são de cerca de 15%, mas o aumento sinaliza que o TikTok caminha rapidamente para gerar receita com sua plataforma de comércio eletrônico.

Os americanos estão cada vez mais confortáveis em fazer compras em aplicativos de comércio eletrônico chineses, incluindo o popular site de moda Shein e o Temu, da PDD Holdings, cuja popularidade deu um salto desde a exibição de um anúncio no Super Bowl em fevereiro.

Não está claro quais metas de vendas a TikTok Shop estabeleceu globalmente ou para outros mercados. Na Indonésia, o TikTok assumiu o controle da unidade de comércio eletrônico Tokopedia, do GoTo Group, em um acordo de US$ 1,5 bilhão, que permitiu à empresa reiniciar seu serviço de varejo online após meses de escrutínio do governo local.