Antonio Esteves, da Fortitude Capital, planeja investir em estádios de futebol em Portugal, já que os clubes do país seguem a tendência crescente na Europa de modernizar suas arenas para aumentar a receita.

Ex-sócio do Goldman Sachs que cofundou a Fortitude Capital em 2022, Esteves disse que sua gestora busca investir junto a outras instituições para financiar melhorias nos estádios dos três principais clubes do país — Benfica, FC Porto e Sporting CP. O fundo de private equity sediado em Lisboa já captou quase 500 milhões de euros e tem aporte do BTG Pactual e da Atrium Portfolio Managers.

“Temos dinheiro disponível para investir nestes tipos de projetos em Portugal”, disse Esteves em entrevista por telefone, de Lisboa, nesta quarta-feira. “O mercado de lazer e entretenimento em estádios de futebol está registrando um forte crescimento.”

As declarações de Esteves foram feitas após o Benfica anunciar planos de investir cerca de 220 milhões de euros na modernização do seu estádio de 68 mil lugares na capital, com a introdução de novos espaços, serviços e espaços públicos. O projeto poderá mudar de formato caso o presidente do clube, Rui Costa, não seja reeleito em outubro. Esteves disse ter interesse em participar do financiamento independentemente do resultado da eleição.

Os clubes europeus estão cada vez mais recorrendo a bancos de investimento para captar recursos destinados à reforma de estádios, contratação de jogadores e fechamento de lacunas financeiras. O Sporting, rival do Benfica, trabalha com o JPMorgan Chase em um plano para levantar pelo menos 100 milhões de euros em dívida nos próximos meses. Na Espanha, o Real Betis Balompie SAD recorreu ao Goldman para captar até 250 milhões de euros em dívida para financiar a reforma do seu estádio.

“Esses investimentos ajudam a criar polos de entretenimento durante todo o ano para atrair mais torcedores”, disse Esteves, acrescentando que as receitas de bilheteria e imóveis podem ser usadas como garantia para financiar melhorias nos estádios. “Dinheiro não é problema quando há projetos que transformam cidades e que têm tudo para dar certo.”

O portfólio da Fortitude Capital inclui uma joint venture com a Oakberry, marca brasileira de superalimentos conhecida por seu açaí, e o The Oitavos Hotel, perto de Lisboa, além de investimentos em moradias estudantis, saúde e agricultura, de acordo com o site da gestora.

“Como regra, nosso fundo analisa todas as oportunidades de investimento”, disse Esteves.