A rede de restaurantes casuais TGI Friday’s entrou com pedido de proteção contra credores após dificuldades em recuperar um negócio pressionado por consumidores cada vez mais conscientes dos custos e que se tornaram mais seletivos ao comer fora ou preferem concorrentes que oferecem comida mais rápida.
A empresa entrou com pedido de recuperação judicial (o chamado “Chapter 11” nos Estados Unidos) neste sábado (2), listando passivos entre US$ 100 milhões e US$ 500 milhões em sua petição de falência. “O principal motivo de nossos desafios financeiros resultou da Covid-19 e nossa estrutura de capital”, disse Rohit Manocha, presidente executivo da rede, em um comunicado separado.
O TGI Friday’s opera 39 restaurantes nos EUA. Sua marca e propriedade intelectual são de propriedade da TGI Fridays Franchisor LLC, que tem 56 franqueados em 41 países e não está incluída no pedido do Chapter 11, disse a empresa.
LEIA MAIS: Para evitar falência, Tupperware é comprada por credores
O pedido vem após a Bloomberg News ter noticiado anteriormente que o TGI Friday’s estava avaliando suas opções para continuar financiando seus restaurantes durante uma reestruturação do Chapter 11. No sábado, a empresa disse que garantiu um compromisso de financiamento DIP, destinado a empresas em recuperação judicial.
O TGI Friday’s é a mais recente rede de restaurantes casuais a buscar proteção judicial, enquanto o setor continua lutando com concorrentes mais ágeis como o Chipotle. Redes de restaurantes de menor custo também sentiram o impacto do aumento dos custos de moradia e da alta inflação sobre os consumidores, que têm optado cada vez mais por comer em casa para economizar dinheiro.
A Red Lobster obteve aprovação judicial em setembro para sair do Chapter 11 sob nova propriedade, esperando se recuperar de anos de quedas nas vendas, contratos de aluguel caros e uma promoção deficitária “Ultimate Endless Shrimp”.
A rede de culinária italiana Buca di Beppo, a rede de tacos de peixe Rubio’s Coastal Grill e a rede de restaurantes mexicanos Tijuana Flats também entraram com pedido de falência este ano.
© 2024 Bloomberg L.P.
Veja também
- Para evitar falência, Tupperware é comprada por credores
- Exclusivo: Coteminas vai criar fundo de investimento para pagar credores, dizem fontes
- Tupperware formaliza recuperação judicial nos EUA
- Em recuperação judicial, Americanas quer vender parte de ativos da fintech Ame
- Polícia Federal indica 41 ex-funcionários da Americanas em investigação sobre fraude