O governo de Portugal planeja privatizar a TAP em 2025 e já achou potenciais compradoras, mas ainda não definiu quanto da companhia aérea estatal será vendido, disse o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, durante entrevista em Bruxelas nesta segunda-feira (9).

O ministro reafirmou que o governo já conversou com “os três principais potenciais compradores”, identificando-os como Air France, Lufthansa e British Airways.

A Air France-KLM, a Deutsche Lufthansa e a IAG (empresa-mãe da British Airways e Iberia), declararam publicamente seu interesse na TAP.

LEIA MAIS: Consultas a interessados na TAP foram finalizadas em outubro

Avião da TAP no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, Portugal, em foto de setembro de 2024.
Avião da TAP no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, Portugal, em foto de setembro de 2024. Foto: Jose Sarmento Matos/Bloomberg

De olho no Brasil

A principal atração da companhia aérea com sede em Lisboa está em suas conexões com o Brasil, do qual é o maior provedor europeu. Ela também mantém uma forte presença na África e opera vários voos para a América do Norte.

O primeiro-ministro Luis Montenegro afirmou que o governo deseja manter o hub da companhia em Lisboa, bem como rotas que são estratégicas para o país.

Mas a decisão final sobre quanto da empresa ficará nas mãos da iniciativa privada ainda não foi tomada. A administração anterior tinha como objetivo vender pelo menos 51% da transportadora.

LEIA MAIS: Conheça o C-390, o cargueiro militar que virou uma cartada da Embraer