A Uber (U1BE34) fechou um acordo com a Motional para oferecer entregas e corridas sem motorista, reavivando sua visão de uma frota de táxis autônomos quase dois anos depois de vender uma divisão responsável pelo projeto.
O acordo de 10 anos com a Motional, uma joint venture entre a Hyundai e a Aptiv, combinará o robô-táxi totalmente elétrico IONIQ 5 da Motional com a plataforma de transporte e entrega da Uber, disseram as empresas em comunicado na quinta-feira (6). Elas não divulgaram os termos financeiros.
“Este acordo será fundamental para a adoção em larga escala do robotaxis”, disse o CEO da Motional, Karl Iagnemma, em comunicado.
O negócio expande uma parceria existente entre as duas empresas para entregas de comida sem motorista através do Uber Eats. Esse serviço foi lançado em maio em Santa Monica, Califórnia. A Uber começará a oferecer corridas sem motorista ainda este ano nos EUA.
“O alcance desta parceria mostra o importante papel que os veículos autônomos compartilhados desempenharão no futuro do transporte e na estratégia da Uber de ser a plataforma global para ajudá-lo a ir a qualquer lugar e conseguir qualquer coisa,” disse Noah Zych, chefe global de mobilidade autônoma e entrega da Uber, no comunicado.
O acordo sinaliza o interesse renovado da Uber na tecnologia de direção autônoma para seus negócios de mobilidade urbana, depois de abandonar grandes ambições para carros autônomos em uma tentativa de cortar custos no auge da pandemia. Em dezembro de 2020, a Uber vendeu sua unidade de veículos autônomos, o Advanced Technologies Group, para a Aurora Innovation e assumiu uma participação na empresa.
Antes da venda, a ATG progrediu construindo e testando sistemas de direção autônoma, implantando pilotos em cidades como São Francisco, Toronto e Washington. A unidade também sofreu um processo movido pela Waymo e um acidente fatal em março de 2018 envolvendo um de seus veículos de teste. A Lyft também moderou suas expectativas em relação à velocidade e escala em que poderia lançar uma frota sem motorista, optando por vender sua unidade de tecnologia de direção autônoma para a Toyota em abril de 2021 por US$ 550 milhões.
Tanto a Uber quanto a Lyft mudaram sua estratégia para promover carros autônomos nos últimos anos em meio à crescente pressão para se concentrarem mais na lucratividade e menos em apostas caras. Ao fazer parceria com empresas de tecnologia de veículos autônomos, as gigantes de mobilidade mantiveram uma participação no setor sem precisar fazer a pesquisa e o desenvolvimento internamente.
Em setembro, a Lyft lançou corridas autônomas em Austin, Texas, em parceria com a Ford e a Argo AI. Também se associou à Motional para um serviço de transporte autônomo em Las Vegas.
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