A Paramount oferecerá os 13 principais eventos do UFC e 30 noites de luta adicionais em seu serviço de streaming, além de exibir eventos selecionados na rede de transmissão CBS, a partir do próximo ano. Os principais eventos do UFC são normalmente numerados e apresentam lutas de título com os melhores lutadores, enquanto as noites de luta geralmente envolvem promessas ou confrontos menos proeminentes.
A Paramount afirmou que está pagando uma média de US$ 1,1 bilhão por ano e que estudará a compra de direitos internacionais no futuro, assim que estiverem disponíveis.
O dobro pelo UFC
David Ellison não perdeu tempo em impor sua marca na Paramount desde que fechou o acordo para adquirir o controle da empresa na semana passada. Ele está pagando à TKO Group Holdings, dona do UFC, mais que o dobro do que recebeu em seu acordo anterior com a ESPN, da Walt Disney, na esperança de que a liga de artes marciais mistas atraia milhões de espectadores para o serviço de streaming da empresa. A Paramount+ tinha 77,7 milhões de assinantes no final de junho, número menor do que o de alguns concorrentes.
A Paramount oferecerá todas as lutas sem custo adicional aos consumidores, o que difere um pouco da forma como o UFC funcionava no passado. A liga historicamente vendia seus principais eventos por meio de pay-per-view. Mas colocar esses eventos atrás de um “paywall duplo” — os clientes precisavam de uma assinatura da ESPN+ e, em seguida, tinham que pagar uma taxa adicional — limitou a audiência e alimentou a pirataria.
UFC oferece ao Paramount+ um esporte durante todo o ano para engajar os espectadores e evitar que cancelem. O serviço de streaming já oferece a National Football League (NFL), alguns jogos de futebol americano universitário, golfe, futebol e basquete universitário. Mas sua seleção de esportes é mais enxuta entre os meses de abril e agosto.
“O UFC é um ativo esportivo unicórnio“, disse Ellison em uma entrevista. “Será o maior esporte exclusivo para qualquer plataforma individual.”
O CEO da TKO, Ari Emanuel, e o presidente Mark Shapiro vêm negociando os direitos do UFC o ano todo. A ESPN detém os direitos desde 2019 e tinha uma janela de negociação exclusiva de 90 dias para mantê-los. A ESPN deixou essa janela expirar, momento em que a Netflix teve uma breve oportunidade para fechar um acordo graças ao seu relacionamento existente com a World Wrestling Entertainment, da TKO. Quando isso expirou, Paramount, Amazon.com, YouTube, Warner Bros. Discovery Inc. e Fox Corp. entraram em contato.
UFC mais popular
Muitos dos possíveis licitantes estavam interessados em adquirir apenas os eventos numerados. Shapiro queria encontrar um único local para todos eles. “A ideia da nossa marca de colocar todas as nossas lutas em uma plataforma onde, se você simplesmente se inscrever no serviço, você recebe. Isso é incrível”, disse ele.
A popularidade do UFC explodiu na última década, à medida que os fãs mais jovens migraram para as artes marciais mistas em vez do boxe.
Embora o UFC tenha lutado nos últimos anos para recrutar novas estrelas, isso não impediu a TKO de garantir um aumento significativo em seus honorários.
A Endeavor adquiriu uma participação majoritária no UFC em 2016 e, posteriormente, comprou o restante da empresa.
Após adquirir a World Wrestling Entertainment em 2023, criou uma nova empresa de esportes de combate sob a bandeira TKO.
A ESPN anunciou na semana passada um acordo para adquirir alguns direitos do World Wrestling Entertainment da TKO.