A Vale (VALE3) informou nesta quarta-feira (13) que o projeto Zhongzhai, dedicado a pré-blending de minerais na China, começou a ser construído pela Ningbo Zhoushan Port, uma de suas parceiras no empreendimento.
O projeto deve iniciar operações no segundo semestre de 2023 e pretende desenvolver instalações de silo-blending para até 8 minérios diferentes, com capacidade de 15 milhões de toneladas por ano (Mtpa) no Terminal de Minério de Zhongzhai, na província chinesa de Zhejiang.
Os minérios blendados serão fornecidos exclusivamente à Jiangsu Shagang, a terceira sócia no projeto.
“A Vale tem o compromisso de fornecer parte das cargas blendadas, com produtos de alta qualidade como BRBF, e prestar assistência técnica nas atividades de blendagem”, explicou a mineradora em comunicado.
O serviço de pré-blending envolve a utilização de silos para a mistura simultânea de diversos produtos de minério de ferro no porto, processo normalmente realizado nas siderúrgicas, antes da etapa de sinterização.
A Vale disse que o pré-blending é uma forma de aumentar seus serviços da supply chain estendida, entregando valor a clientes por meio de benefícios como melhora da qualidade do mix de minério de ferro, eficiência logística e redução de estoques de matéria-prima nas siderúrgicas.
Veja também
- Sucessão na Vale expõe ‘cabo de guerra’ entre governo e mineradora
- Reféns de commodities, Petrobras e Vale iniciam 2024 mirando transição verde
- Vale se junta a Petrobras e promove corte de 40% em dividendos no 3º tri
- Na máxima em 2 anos, minério de ferro reanima Vale e desbanca petróleo
- Ficou sabendo? Vale prevê menor exposição à China; vendas da Suzano