A Volkswagen informou nesta terça-feira (21) que está se preparando para interromper a produção de dois modelos, mas negou qualquer ligação com um impasse sobre a Nexperia, fabricante de chips, que pressiona as cadeias de suprimentos.

As pausas na produção dos modelos Golf e Tiguan nesta semana foram “planejadas há muito tempo” para lidar com questões de estoque, coincidindo com as férias de outono no Hemisfério Norte, disse um porta-voz à Reuters.

O jornal Bild foi o primeiro a informar sobre os planos, citando fontes da rede de fornecedores, e afirmou que as medidas estavam ligadas a uma disputa sobre a fabricante holandesa de chips Nexperia.

A expectativa é que as pausas na produção terminem até o final desta semana.

Falta de chips

A Nexperia, fabricante holandesa de chips de computador, subsidiária da Wingtech da China, está no centro de um impasse que ameaça as cadeias globais de fornecimento de automóveis.

O governo holandês assumiu o controle da Nexperia em 30 de setembro, alegando preocupações com a propriedade intelectual. Em resposta, o governo chinês proibiu a exportação dos produtos acabados da empresa.

Embora não sejam sofisticados, os chips da Nexperia são amplamente utilizados em grandes volumes nos carros, o que gera preocupações sobre possíveis interrupções na produção automotiva.

A Volkswagen informou que está avaliando o impacto das restrições aos chips Nexperia em seus negócios.