A Volkswagen está aproveitando o legado de um de seus carros mais vendidos, o Polo, com um hatchback elétrico compacto com um objetivo: defender o mercado europeu da onda de rivais chineses.

A empresa apresentou nesta quarta-feira (3) uma versão camuflada do ID. Polo, que deve custar menos de € 25.000 (US$ 29.125 ou algo próximo a R$ 161 mil). A novidade deve chegar às lojas no próximo ano.

Batizado em homenagem a um de seus modelos de maior sucesso, o ID.Polo faz parte dos esforços da Volkswagen para criar um “carro do povo elétrico” para competir com ofertas de baixo custo de empresas como BYD e Geely.

Segundo a diretoria da Volkswagen, o ID. Polo chega ao mercado para “tornar a direção elétrica acessível a mais pessoas do que nunca”. A Volks anunciou também que vai começar a usar nomes de modelos conhecidos em seus veículos elétricos. A empresa exibirá o novo carro no Salão do Automóvel de Munique na próxima semana.

Volkswagen em momento difícil

O lançamento ocorre em um momento difícil para a Volkswagen. A empresa enfrenta crescentes obstáculos comerciais, um mercado europeu estagnado e vendas em queda na China.

Enquanto isso, marcas chinesas estão se expandindo na Europa com modelos com preços competitivos, como o hatchback Dolphin Surf da BYD, cujo preço inicial é de cerca de € 23 mil (cerca de US$ 27 mil ou R$ 149 mil) na Alemanha.

Houve pontos positivos. As vendas de veículos elétricos da Volkswagen aumentaram 73% na Europa no segundo trimestre, impulsionadas pela forte demanda por modelos como VW ID.5, Audi Q4 e-tron e o Skoda Enyaq. A marca se beneficiou de melhorias no software e da crescente rejeição da Tesla pelos compradores devido às atividades políticas de Elon Musk.

Com o Polo elétrico, a Volks sinaliza sua intenção de levar sua influência com motores a combustão para a era das baterias.

O Polo é um dos carros compactos de maior sucesso da VW, com mais de 20 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 1975. Posicionado como um ponto de entrada para a marca, ele ajudou a VW a competir com modelos de tamanho similar, como o Fiesta, da Ford, e o Clio, da Renault.