Por Alberto Alerigi
SÃO PAULO (Reuters) – A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta terça-feira que vai começar a montar seu primeiro modelo de ônibus elétrico no segundo semestre deste ano, entrando em um mercado que está sendo disputado atualmente por rivais asiáticos como Higer e BYD e nacionais como Mercedes-Benz.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, parte do grupo alemão Traton, começou a produzir um caminhão elétrico urbano em 2021 e o novo ônibus elétrico da empresa tem tecnologias e componentes compartilhados com o veículo diante das “condições severas de operação no país”, afirmou a montadora que tem um complexo fabril em Resende (RJ).
O ônibus elétrico da Volkswagen, chamado de e-Volksbus, iniciou primeiros testes em maio do ano passado. O modelo para uso urbano tem autonomia de até 250 quilômetros, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade, afirmou a montadora.
Veja também
- Vale tem maior produção de minério de ferro em quase 6 anos
- Caixa reduz teto de financiamento habitacional para 70% do valor do imóvel
- Vale recebe sinal verde para compra de fatia de 15% da Anglo American no complexo Minas-Rio
- Distribuidoras de energia terão de encerrar disputas judiciais com governo e pagar multas se quiserem renovar concessões
- Boeing busca US$ 35 bilhões em meio à greve que prejudica suas finanças