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Negócios

Walmart vai concorrer com a Amazon na venda de produtos usados nos EUA

Empresa aposta no marketplace, como forma de obter receita extra em cima de outros concorrentes

O Walmart está trazendo relógios usados e cartões colecionáveis para seu marketplace online, enquanto busca fortalecer ainda mais seu negócio de comércio eletrônico e capturar receita em cima de concorrentes como eBay e Amazon

A empresa está expandindo a variedade de produtos em seu marketplace, que oferece mercadorias de vendedores terceiros, para atender à demanda dos clientes, de acordo com Tom Ward, chefe de comércio eletrônico do Walmart. As novas categorias, que também incluem produtos de beleza de alta qualidade, colecionáveis e outros produtos usados, ajudarão o Walmart a expandir sua base de clientes e impulsionar o crescimento, disse ele.

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Isso aumenta o apelo do Walmart, acrescentou o executivo, quando “os clientes veem uma marca que não esperavam ver ou quando procuram por algo que os interessa, encontrando não apenas alguns resultados, mas centenas de milhares de resultados.”

O marketplace está alimentando o crescimento do negócio de comércio eletrônico do Walmart. 

A empresa, com sede em Bentonville, Arkansas, disse em agosto que suas vendas online cresceram 22% nos EUA durante o trimestre anterior. O número de clientes ativos semanais também está aumentando e os consumidores estão cada vez mais pagando por entregas mais rápidas. A empresa está trabalhando para reduzir os custos associados ao comércio eletrônico e assegurou aos investidores que há um caminho em direção à lucratividade.

Os marketplaces ajudam o Walmart e os concorrentes a atrair clientes online ao expandir sua variedade de produtos e faixas de preços. As empresas também podem adicionar receitas por meio de serviços relacionados, como publicidade e logística. Para varejistas que são predominantemente físicos, os marketplaces também podem servir como um lugar para testar novos produtos ou aqueles de marcas emergentes.

Empregados do Walmart trabalham no centro de distribuição da empresa no Texas (Bloomberg)

As estratégias dos grandes varejistas variam: a Amazon, que tem um marketplace com mais de duas décadas, vende uma vasta gama de produtos, incluindo itens usados e colecionáveis. A Target, que se associou à Shopify no início deste ano, adota uma abordagem mais acurada e seletiva.

O Walmart disse que as vendas do marketplace aumentaram mais de 30% por quatro trimestres consecutivos. O número total de vendedores na plataforma, que a empresa não divulga, aumentou em dois dígitos. Algumas categorias, como produtos para animais de estimação e beleza, estão crescendo a taxas anuais de 20% a 30%.

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O marketplace aumentou especialmente a oferta de produtos de mercadorias gerais do Walmart, como decoração de casa e vestuário, e agora carrega marcas que normalmente não vendia, desde Cartier até Michael Kors. As bolsas Michael Kors estavam entre os produtos mais vendidos no marketplace na última temporada de festas, disseram executivos durante a semana anual de acionistas do Walmart em junho.

Os consumidores estão buscando cada vez mais eletrônicos recondicionados enquanto procuram opções mais sustentáveis e econômicas, disse Manish Joneja, vice-presidente sênior do Walmart Marketplace e Walmart Fulfillment Services, em uma coletiva. A empresa planeja tomar medidas adicionais para verificar os vendedores. Também aproveitará o entusiasmo por colecionáveis oferecendo pré-vendas, acrescentou.

O Walmart também está lançando novas ofertas para seu negócio de serviços de logística, que cobra dos vendedores pelo armazenamento e envio de produtos em seus centros de distribuição. Agora permitirá que os vendedores enviem aos clientes via seus serviços de logística, mesmo que o pedido tenha se originado de outro site. O negócio também lidará com o transporte de mercadorias da Ásia para os EUA.

O Walmart está promovendo seu marketplace com vendedores em uma cúpula em São Francisco esta semana.

© 2024 Bloomberg L.P.

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