As Olimpíadas de Paris, que serão disputadas de 26 de julho a 11 de agosto, também terão eventos que o público poderá acompanhar de graça na capital francesa. Veja quais:
Maratona
É uma das últimas competições das Olimpíadas. A maratona masculina será disputada no dia 10 de agosto; a feminina, no dia 11. Haverá ainda a “Maratona para Todos”, aberta a 20 mil corredores amadores. O público poderá assistir de graça em todo o percurso de 42,195 km, que sai da Prefeitura de Paris em direção a Boulogne-Billancourt e segue por 20 km até o Palácio de Versailles, antes de terminar na Esplanada Invalides.
Marcha atlética
A marcha atlética, assim como a maratona, permite que o público acompanhe a passagem dos competidores pelo circuito de rua de forma gratuita em boa parte do percurso de 20 km. A largada será na Pont d’Iéna, próxima à Torre Eiffel, e a chegada em Trocadéro, onde haverá um espaço com arquibancadas – lá o ingresso é pago. As provas serão nos dias 1 (masculina e feminina) e 7 de agosto (revezamento misto de 35 km).
Maratona aquática
A maratona aquática, competição que nas Olimpíadas de Tóquio-2020 teve como vencedora da prova feminina a brasileira Ana Marcela Cunha, será no Rio Sena, nas proximidades da Pont Alexandre III. Haverá arquibancadas com ingressos pagos perto da chegada dos nadadores, mas o público poderá também acompanhar parte da prova à distância.
Ciclismo de estrada
Com provas nos dias 27 de julho, 3 e 4 de agosto, os 90 ciclistas vão pedalar em um percurso que parte de Trocadéro, em Paris, em direção a Versailles, voltando até Montmartre. A prova feminina tem 120 km; a masculina, 200 km. O público poderá assistir de graça por todo o percurso. Também poderá ver a prova contra o relógio de 32,5 km que circunda o Bois de Vincennes e termina na Invalides.
Triatlo
As provas de triatlo também terão a chegada na Pont Alexandre III com ingressos pagos, mas o público poderá acompanhar de forma gratuita ao longo do percurso de 1,5 km de natação no Rio Sena, dos 40 km de ciclismo dos 10 km de corrida em volta do cais. As provas serão dias 30 de julho (masculino), 31 de julho (feminino) e 5 de agosto (misto).
Vela
As competições de vela serão na Marina Roucas-Blanc, em Marselha, no sul da França, de 28 de julho a 8 de agosto. Para ver mais de perto a largada e a chegada dos barcos, é preciso comprar ingresso, mas dá para acompanhar a disputa à distância sem pagar nada.
Surfe
As competições de surfe também não terão cobrança de ingresso. O problema é que será do outro lado do mundo, na praia de Teahupo’o, Taiti, ilha da Polinésia Francesa que fica no Pacífico Sul. A disputa acontece a partir de 27 de julho.
Cerimônia de abertura
Ela acontece no dia 26 de julho, e será num percurso de 6 km às margens do Rio Sena, da Pont d’Austerlitz até a Pont d’Iena. Colocaram à venda 104 mil ingressos pagos nos melhores lugares junto ao rio, e outros 222 mil ingressos gratuitos nas partes menos privilegiadas.
Parque dos Jogos e Parque dos Campeões
Quem estiver em Paris também poderá acompanhar muita atividade cultural gratuita no Parc Georges-Valbon, em La Courneuve, incluindo oito shows de grande porte, a partir de 25 de julho. O local ficará aberto todos os dias das 14h às 22h durante as Olimpíadas. Outro lugar com atividades gratuitas é o Hotel de Ville, que abrirá seu espaço ao público com dois telões para mostrar as competições olímpicas ao vivo.
Fan Zones
Haverá ainda 26 fan zones espalhadas pelos bairros centrais de Paris, com telões que transmitem os eventos e uma série de atividades culturais para adultos e crianças, além de espaços para a prática de atividades esportivas.
Veja também
- Após boom-olímpico, França sofre ressaca com alta da incerteza econômica
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- Quando começam as Paralimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas