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Sauna, banheiras de crioterapia, toalhas de algodão aromatizadas e tapetes personalizados. Parece spa, mas estamos falando de um formato de academia de luxo que tem ganhado cada vez mais espaço para conquistar um público AAA para lá de exigente. Para competir com redes como a Bodytech e a Reebok, as academias premium ao estilo boutique despontam no cenário fitness com mensalidade a R$ 3,5 mil. A contrapartida? Serviços exclusivos para os seus clientes e uma vibe de hotel de praia.

São Paulo ganhou em março deste ano uma unidade da Six Sport Life, localizada em um espaço de 1,7 mil m² na Rua Mário Ferraz, no Itaim Bibi, com um investimento inicial de R$ 20 milhões. Com três meses de operação, o espaço já conta com 400 alunos, restando apenas 100 vagas disponíveis.

A proposta da rede, que nasceu em Brasília, é aliar atividades relacionadas à saúde, desde fisioterapia até nutrição e estética, com serviços fitness de ponta. O local conta com bar que serve drinques isotônicos e proteicos, além de equipamentos da renomada marca italiana Technogym com conectividade bluetooth para relógios e pulseiras inteligentes.

À frente da Six está o arquiteto Eilson Studart, que foi sócio da rede Coco Bambu por 16 anos, período em que ajudou a abrir mais de 70 unidades do restaurante. Em sociedade com o médico nutrólogo Leandro Vaz e CEO da BRL Educação, Ravell Nava, Studart abriu a primeira unidade da Six no bairro Noroeste, na capital federal, em um imóvel de 850m² de sua propriedade.

Cara de hotel de praia

“Chegamos a um conceito que é fazer uma academia com cara de hotel de praia. É tão bom quando você está de férias e vai para um hotel na beira da praia, confortável, claro, com madeira, com teto, com pedra. Então, foi isso que a gente quis fazer na academia, um ambiente que a gente teria que frequentar diariamente”, explica Studart.

“Às vezes a academia é um ambiente não tão acolhedor, muito escuro, com muita borracha, muita luz piscando. A gente quis fazer algo totalmente na contramão do que estava sendo feito. Criamos uma academia toda na madeira, com quadros de praia, com muito verde natural e espelho d’água com fonte”, complementa ele.

O espaço no Itaim conta com concierge, valet coberto, sauna, banheiras de crioterapia, loja de roupas fitness e beachwear e serviços de fisioterapia. Mas não para por aí: o local oferece aos clientes toalhas de algodão aromatizadas, tapetes personalizados e uma área de convivência com snacks saudáveis, frutas, isotônicos e até vinhos e espumantes nos finais de semana.

Os banheiros femininos contam com serviço de esmaltação, passadeira e cabeleireiro, tudo incluso no valor da mensalidade, que varia entre R$ 3,5 mil (mensal) e R$ 700 (passaporte para três dias). Também há um espaço de brinquedoteca com recreadora para os pequenos.

Expansão da rede

Os fundadores da Six Sport Life já trabalham na expansão da rede. Brasília vai ganhar neste ano uma nova unidade, no Lago Sul. Essa segunda operação na capital federal contará com spa, clínicas de estética, de fisioterapia e de ortopedia, além de uma praça gastronômica com opções saudáveis. 

O crescimento da rede continuará com novas unidades pelo país. Há negociações aceleradas para a abertura de novas academias em Campinas, no bairro Nova Campinas, e em Belo Horizonte, no Belvedere, além de outro espaço em São Paulo, nos Jardins.

“A academia já nasceu para se tornar algo muito grande. Desde o início, a gente pensou em montar uma rede de academia”, afirma Leandro Vaz, que levou a expertise da rede de laboratórios Sabin, de propriedade de sua família, para as academias.

“Decidimos montar uma academia para um público que deseja se relacionar entre si, de alto nível e que quer cuidar da saúde. Sem ser um esquema maromba, mas um esquema de longevidade. Há os recursos de suplementação e de alimentação saudável e, ao mesmo tempo, toda parte de saúde, de recovery”, explica o médico nutrólogo.

A estrutura societária das academia da Six mantém entre 70% e 80% do negócio nas mãos dos sócios. O percentual restante é distribuído entre sócios convidados para gerenciar cada unidade. A expectativa de faturamento para 2025, com as três unidades em operação, é de R$ 36 milhões

Uma década de luxo nos Jardins

Comandada por Rodrigo Sangion há uma década, a Les Cinq Gym, localizada nos Jardins, em São Paulo, é pioneira em oferecer serviços de alto padrão para seus clientes. A academia, que também tem mensalidade que chega a R$ 3,5 mil no plano mensal, ocupa 1,5 mil m² em um prédio de quatro andares em um dos bairros mais nobres da capital paulista.

O projeto arquitetônico do espaço foi assinado pelo designer e artista plástico Kiko Sobrino. O local utiliza móveis alemães, revestimento de murano na parede de entrada e balcão com pedra de ônix indonésia.

“Sempre estou atento a tudo que está acontecendo no mercado e como posso me diferenciar do que as pessoas vêm fazendo. Tenho esse olhar muito clínico de como oferecer mais para o nosso cliente. Porque o luxo das academias premium não está só em ser uma academia diferenciada na arquitetura. Está no serviço, na comunidade que você cria ali dentro de relacionamento com as pessoas, na entrega que você faz”, pontua Sangion.

Na Les Cinq Gym, os equipamentos de musculação também são da marca Technogym. Os alunos usam pulseiras conectadas aos aparelhos para acompanhar seus treinos e visualizar a execução correta dos exercícios. A Les Cinq mantém um professor para cada dois ou três alunos, no máximo.

Como mimos, os frequentadores recebem toalhas geladas e frutas frescas. Os vestiários, inspirados em ambientes naturais, oferecem produtos Granado e equipamentos como secadores, chapinhas e barbeadores.

Café boutique

O café boutique Yon Health, criado por Sangion, complementa os serviços. A marca é focada em nutrição e suplementação de alta qualidade.

O faturamento do ano passado da Les Cinq Gym foi de R$ 11 milhões, e a projeção para este ano é de R$ 14 milhões. Associada a Sangion, está a Moriah Asset, gestora de especializada em negócios de bem-estar.

“A gente foi pioneiro no setor premium. E hoje eu vejo as pessoas se inspirando e tentando copiar a gente. Mas só que temos sempre um olhar à frente. Ninguém consegue replicar o modelo Les Cinq”, salienta Sangion, que completa: “Não basta só a pessoa ter dinheiro e montar uma academia de luxo. Você tem que ter noção do que é o luxo. As pessoas tentam copiar, mas não vão conseguir. E cada vez mais a gente está de olho para se diferenciar do que as pessoas tentam ser no mercado”.