A Temporada de Cruzeiros 2024/2025 no Brasil tem um chamariz para quem quer viajar em navios que mais se parecem com uma “cidade flutuante”, pela infinidade de atrações e serviços a bordo. As companhias que operam na costa brasileira lançaram promoções antecipadas da Black Friday, que neste ano será realizada em 29 de novembro, para fisgar quem quer aproveitar as férias de Verão nesse tipo de passeio.
Ao todo são oito embarcações fazendo viagens até abril de 2025, sendo cinco da MSC Cruzeiros e três da Costa Cruzeiros. Veja:
- MSC Grandiosa
- MSC Armonia
- MSC Orchestra
- MSC Seaview
- MSC Splendida
- Costa Diadema
- Costa Favolosa
- Costa Pacifica
A MSC Cruzeiros preparou sua Black Friday com ofertas de viagens que podem ser adquiridas com descontos até 1º de dezembro de 2024. As promoções são de 20% para embarques no Brasil e 40% para embarques internacionais na América do Sul, no Caribe, no Mediterrâneo, no Norte da Europa, nas Ilhas Canárias, na América do Norte e na modalidade “Grand Voyages” — tipo de viagem mais longa.
É possível, por exemplo, adquirir uma viagem de 19 dias, em abril de 2025, partindo de Santos rumo à Europa com desconto de 14%, caindo de R$ 8.927 para R$ 7.657 por pessoa. O roteiro inclui paradas no Rio de Janeiro, Búzios (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Ilhas Canárias, Tanger (Marrocos), Málaga (Espanha), Valencia (Espanha), Marselha (França) e Gênova (Itália). O pacote não inclui a parte aérea do voo de volta ao Brasil.
Uma viagem mais curta, de sete dias, de Santos a Buenos Aires (ida e volta), em fevereiro de 2025, sai de R$ 6.565 para R$ 5.425 por pessoa — desconto de 17%.
A Costa Cruzeiros também está com ofertas de viagens pela América do Sul com mais de 40% de desconto. Uma viagem de cinco dias partindo de Santos em novembro, caiu de R$ 4.563 para R$ 2.449,20 por pessoa no Costa Pacifica — redução de 46%, em roteiro que passa por Angra dos Reis (RJ) e Búzios (RJ), incluindo taxas portuárias e de serviços, café da manhã, almoços, jantares e lanches.
É importante, antes de fechar a viagem, prestar atento ao que está incluído na promoção. No caso da MSC, por exemplo, o desconto não permite ao passageiro escolher o horário do turno do jantar. O viajante só irá conhecer a localização da cabine no momento do embarque, sem direito a substituição. O pacote de bebidas alcoólicas também não integra o pacote promocional.
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Setor em crescimento
O setor de cruzeiros vem mostrando crescimento, com sinais de recuperação, após a pandemia de Covid-19. Durante a emergência sanitária, a temporada 2020/2021 foi cancelada e provocou prejuízo estimado em R$ 2,6 bilhões, segundo a CLIA Brasil, entidade que representa o setor.
Já na temporada 2023/2024, o impacto gerado pelos gastos dos passageiros e tripulantes nas cidades e portos de embarque/desembarque e trânsito foi de R$ 2,4 bilhões, aumento de 15,7% em relação a 2022/2023.
Segundo o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil – Temporada 2023/2024, produzido pela CLIA Brasil em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), na última temporada foram nove navios operando em 17 destinos no Brasil e América do Sul, com um expressivo aumento no número de viajantes em comparação à temporada anterior (2021/2022), totalizando 844 mil passageiros.
Para a temporada 2024/2025, a previsão do setor é de um total de 861 mil passageiros embarcados, representando um novo recorde.
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