Kathy Fang é a força por trás do restaurante histórico House of Nanking, em São Francisco, fundado por seu pai, Peter, nos anos 1980. Seu carisma e determinação — para não mencionar suas habilidades culinárias — garantiram a ela uma vaga como uma das primeiras Personalidades do Ano pelo San Francisco Examiner em 2024.
A família também estrelou a série documental Chef Dynasty: House of Fang na Food Network/Discovery+, e ela foi vencedora por duas vezes no programa Chopped, além de aparecer em shows como Beat Bobby Flay e Guy’s Grocery Games. Fang também acabou de publicar seu primeiro livro de receitas, Easy Asian Cookbook: 100+ Takeout Favorites Made Simple.
Ela acumula cerca de 56 mil milhas aéreas por ano. “Se eu pudesse voar em qualquer companhia aérea, o tempo todo, seria a Emirates”, afirmou ela ao Bloomberg Pursuits, que entrevista viajantes globais de elite sobre seus truques de viagem.
“Para começar, eles têm um bar na parte de trás do avião, e eu gosto dos meus drinques. Então, realmente adoro esse pequeno privilégio. E eles oferecem serviços de carro BMW gratuitos do aeroporto até o seu hotel.”
Fang também destaca a atitude proativa da tripulação de cabine. Uma vez, ela questionou um funcionário sobre os benefícios do trabalho dele, que incluíam tratamentos de saúde e bem-estar gratuitos. “Ele estava tão feliz por estar lá, e isso é perceptível”, diz ela. “A última coisa que você quer, quando está voando na classe executiva ou na primeira classe, é uma comissária de bordo que parece apenas estar cumprindo seu dever.”
Fang tem 42 anos, mora em São Francisco, onde nasceu e cresceu, com seu marido e dois filhos pequenos, de 6 e 4 anos. Estas são suas dicas de viagem.
Tem filhos? Não deixe esse item improvável de fora da mala:
Estou viajando amanhã para Portugal e estou literalmente empacotando a panela de arroz agora — eu uso uma japonesa da Tiger que custa cerca de US$ 40. Aprendi isso com minha melhor amiga 15 anos atrás, depois que ela começou a viajar com crianças. Eu pensei que ela estava louca quando me disse que carregava uma panela de arroz ao viajar para hotéis de quatro estrelas. Depois eu tive filhos e fiquei viciada. É um feiticeiro de cozinha portátil que oferece comida confortável sob demanda. Você pode fazer arroz, aveia, canja de galinha; basta conectar na tomada. Quando estava no Havaí com minha família, minha filha teve problemas estomacais e não podia comer nada pesado; o serviço de quarto tinha sopa de galinha com macarrão, mas mesmo assim estava um pouco gordurosa, então isso foi um salvador de vidas. Se eu for para algum lugar que não é uma cidade grande, eu empacoto apenas duas ou três porções de arroz em um saco Ziploc triplo. Compre um pacote de sopa seca de missô e você só precisará de um quarto de xícara. Você pode medir isso em casa, colocar com um quarto de xícara de arroz; fazer com duas xícaras de água, e vira canja para você. O Trader Joe’s tem esses pequenos pacotes individuais de pó de gengibre, e você pode empacotar isso também.
Você não precisará se preocupar em sentir vergonha deste segredo de beleza a bordo.
Minha pele fica tão ressecada quando estou voando, e eu tentei os sprays, os séruns e nenhum deles funcionou para mim. Então encontrei esta máscara de dormir, ou pack, que é basicamente transparente – você coloca no rosto e dorme com ela: a Madagascar Centella Hyalu-Cica, que inclui uma fórmula de gel transparente aplicada como um hidratante comum. Você enxágua antes de desembarcar para uma pele volumosa e hidratada. Ela não forma crosta, e ninguém nem percebe que está no seu rosto. É a melhor coisa do mundo porque eu nunca tive coragem de usar máscaras reais no avião. É tão chocante.
LEIA MAIS: Como as árvores de Natal naturais se tornaram marca registrada de Nova York
Venha a este canto do Vietnã e você experimentará o país com novos olhos:
O Vietnã, na verdade, tem praias realmente limpas, com areia branca e águas azuis, mas ninguém nunca fala sobre isso, certo? As pessoas talvez falem sobre ir ao Vietnã e experimentar uma comida incrível e tal, mas a impressão tende a ser de lugares muito turísticos como a Baía de Ha Long. Mas a Baía de Vinh Hy é uma extensão de costa preservada na província de Ninh Thuan. Nós nos sentimos como se estivéssemos em nossa própria ilha. Quase não havia ninguém lá. E eu gostei disso. Fomos ao Vietnã em uma viagem de trabalho para o meu marido e eu queria acompanhar para me divertir. A Aman abriu uma propriedade lá, e essa é uma das redes de hotéis que eu gosto de seguir – eles sempre escolhem locais deslumbrantes. Fomos aos mercados flutuantes de peixe e não vimos um único turista; você pode comprar frutos do mar de mercados flutuando em bóias, levar para casa ou pedir para cozinhar ali mesmo.
Reidrate-se do jet lag — ou de intoxicação alimentar — com estes sachês práticos:
Eu trabalho na indústria de restaurantes, então acredite se quiser, eu não bebo muita água; isso significaria muitas mais idas ao banheiro, e eu não tenho tempo quando estou cozinhando. Meu médico me disse para encontrar formas de me hidratar e recomendou uma coisa chamada DripDrop. Foi desenvolvido para lugares onde não há acesso à água limpa, então um pacote fornece o equivalente ao que você precisa de eletrólitos e minerais em um dia em um flasco de 240 ml de água. E comecei a levar isso nos voos, porque você se desidrata. Também é bom se você tem filhos que ficam doentes, ou se você tem uma intoxicação alimentar muito forte – muito melhor do que Pedialyte ou Gatorade, pois não tem todo aquele açúcar.
LEIA MAIS: Um carioca ajuda empresas a decifrar o trilionário mercado dos latinos nos EUA
Todos deveriam viajar com uma Bolsa MacGyver no estilo Fang:
Meu marido prepara nossa Bolsa MacGyver. Ela tem um stick Roku para que você possa transmitir filmes e programas de TV em uma TV comum, um hub extensor de Wi-Fi para conexões instáveis, todos os carregadores e cabos para os telefones e computadores de toda a família, além de um pequeno conjunto de chaves de fenda, uma pequena régua de energia mini e um adaptador de viagem universal. Compre este da Amazon. Se eu preciso de ajuda para consertar meu computador ou meu celular está morrendo, aquela bolsa resolve tudo.”
Pense em trabalhar com um agente de viagens para cuidar do trabalho pesado:
“Eu gosto de trabalhar com um agente de viagens — trabalho com Linda Terrill, e Artisans of Leisure, que tem pacotes privados incríveis e pré-organizados. O que eu gosto de trabalhar com eles é que eles fazem grande parte do trabalho inicial. Eles sempre têm vantagens, como check-ins antecipados ou um upgrade cortesia se algo estiver disponível. Muitas vezes também peço ajuda para planejar rotas de voos, se for uma viagem complicada. Qual é a forma mais eficiente de ir de Londres para Lisboa e depois para a França. Acabei de planejar uma viagem para o Japão e queria pensar sobre o trem-bala versus voar, ou um carro do hotel para a estação de trem. Eu poderia pesquisar no Google, mas um agente de viagens consegue simplesmente dizer: ‘Não, isso é o mais rápido, e você deve fazer dessa maneira.’
A melhor cidade para um coquetel agora pode surpreendê-lo:
Taipei é uma cidade para amantes de comida que está tão fora do radar. As pessoas pensam em Taiwan como um lugar muito pequeno, conhecido pela comida de rua, mas quando vou? Eu quase nunca como a comida de rua, mesmo que seja para isso que Taiwan é famosa. Eu experimentei alguns dos melhores coquetéis lá, e os programas de bebidas superam a maioria dos coquetéis que eu já tive mesmo em São Francisco. Vá ao bar UnDer Lab — é dirigido por mulheres — e experimente um teagroni ou um coquetel de jamón com água de tomate clarificada. O Bar Mood tem a mais incrível guava fizz que já provei na vida. O Washu tem um dos menus de coquetéis mais longos que já vi e apresenta coquetéis baseados em um perfil de sabor de ingrediente único, como curry, wasabi, rabanete ou até pizza.
Exagerou no álcool durante o voo, ou em um desses bares?
Eu viajo com ZBiotics, esses pequenos e leves frascos de prebióticos. Você pode tomá-los antes de beber álcool se, digamos, estiver indo para a região vinícola da França e planeja beber muito mais do que o habitual, e isso evita ressacas. Eles são pequenos o suficiente para fazer parte da sua cota de líquidos para bagagem de mão também. Esta garota gosta do seu gimlet.
Os melhores souvenires são pequenos e preciosos:
Você sabe como as pessoas compram xícaras de café ou copos de shot? Bem, meu marido e eu começamos esse hábito quando começamos a viajar: Pegue uma peça de joalheria como souvenir. E eu sempre consigo me lembrar onde estávamos quando escolho uma peça para usar. ‘Ah, isso foi quando estávamos em Bali, e fomos a essa fábrica e eu escolhi.’ Sempre há uma história, uma memória, um sentimento.
Veja também
- Para atrair os mais ricos, JHSF e KSM constroem até praias nos condomínios
- Black Friday 2024: Viagem de Cruzeiro tem desconto que passa de 45%; veja dicas
- Hospedagem cara em Nova York? Entenda como a briga da cidade com o Airbnb afeta sua viagem
- Das Olimpíadas à Taylor Swift: viajar para ver esportes e shows está virando uma indústria trilionária
- Turistas estão evitando os hotéis mais caros de Paris à medida que as Olimpíadas se aproximam