Os leilões são frequentemente avaliados apenas pelo lado dos compradores. Quantos licitantes participaram? De quantos países vieram? E até que valor estavam dispostos a pagar? Mas, às vésperas das megavendas de outono em Nova York, onde a Christie’s, Sotheby’s e Phillips tentarão vender cerca de US$ 1,5 bilhão em arte em apenas uma semana, as reais perspectivas do mercado talvez possam ser melhor avaliadas pelos vendedores.
“Somos um mercado que não é forçado”, afirma Alex Rotter, presidente do departamento de arte dos séculos 20 e 21 da Christie’s. “Isso significa que há mais movimento quando as coisas estão em alta, certo? O que faz sentido porque não é como se alguém dependesse de vender um pequeno Warhol para alimentar seus filhos.”
Em outras palavras, as pessoas vendem quando acreditam que o mercado está forte; quando não está, muitas vezes seguram suas peças. E é por isso que os vendedores têm se retraído por pelo menos um ano.
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Os grandes leilões de maio em Nova York foram decepcionantes; o mesmo aconteceu com a Art Basel na Suíça, amplamente considerada a feira de arte mais importante do mundo. Os leilões de Londres em outubro também não foram marcantes e, embora os leilões e feiras de arte em Paris no mês passado tenham mostrado sinais de vida, ninguém os classificaria como frenéticos. De maneira geral, Rotter afirma que o cenário antes dos leilões de novembro “era uma situação difícil, porque estava bastante estática”.
Como resultado, os leilões da próxima semana incluem os dois principais acervos da temporada—o da magnata da beleza Sydell Miller (na Sotheby’s) e o da designer de interiores Mica Ertegun (na Christie’s)—além de consignações de colecionadores que aparentemente decidiram que os sinais de mercado estão apontando para cima.
“Já está claro, e será confirmado, que aqueles que decidiram vender nesta temporada serão generosamente recompensados”, diz Julian Dawes, chefe de arte impressionista e moderna nas Américas da Sotheby’s. “Porque, onde há material de alta qualidade, haverá mais pessoas competindo do que o habitual.”
Obras cobiçadas
De fato, há uma variedade de obras em que os consignatários parecem ter feito esse cálculo.
A Christie’s, que deve liderar a semana em valor (com uma estimativa total entre US$ 583 milhões e US$ 796 milhões para cerca de 690 lotes), está posicionada para liderar com itens de alto valor. “Pensamos: ‘Vamos fazer uma venda segura de baixo valor ou focamos nas obras-primas?’”, diz Rotter. “Porque eu preciso mostrar algo empolgante. Sinto que o mercado está perdendo interesse. Então, a única coisa que tenho são grandes obras de arte.”
No dia 19 de novembro, a Christie’s leiloará uma obra muito cobiçada de Ed Ruscha de 1964, “Standard Station, Ten-Cent Western Being Torn in Half”, com um valor estimado “acima de US$ 50 milhões” e supostamente sendo vendida pelo bilionário Sid Bass. Já no dia 21 de novembro, a casa leiloará uma obra de Jean-Michel Basquiat sobre papel de 1982, relatada como parte da coleção de Peter Brant, com um valor estimado entre US$ 20 milhões e US$ 30 milhões. (O acervo de Ertegun não reflete a confiança de um colecionador no mercado, dado que ela faleceu em dezembro passado; ele inclui um Magritte que, segundo a Puck, tem uma garantia de terceiro de US$ 95 milhões.)
Fita adesiva e banana
A Sotheby’s leiloará pouco mais de 700 lotes com uma estimativa de venda prévia de aproximadamente US$ 479 milhões a US$ 659 milhões. A ausência de objetos de valor extremamente alto oculta o fato de que “o valor médio dos lotes é, na verdade, significativamente mais alto nesta temporada do que em qualquer uma das últimas três temporadas”, afirma Dawes. “E acho que isso reflete a maneira como caracterizamos as vendas, com menos itens, mas de altíssima qualidade.”
Entre os destaques está a obra “Comedian” de Maurizio Cattelan, composta por fita adesiva e uma banana, com um valor estimado entre US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão, que será leiloada na noite de 20 de novembro.
Outras obras estão chegando ao mercado pela primeira vez—cerca de 70% das peças das vendas noturnas da Sotheby’s estão sendo leiloadas pela primeira vez.
Na venda noturna moderna de 18 de novembro, um busto de Alberto Giacometti, com valor estimado entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões, será leiloado para beneficiar a Fundação Harry Frank Guggenheim. Há também uma pintura de Picasso com estimativa entre US$ 9 milhões e US$ 12 milhões, adquirida pelo magnata do catálogo de encomendas de Chicago, Morton Neumann. “Essa obra esteve na parede de sua casa desde 1951”, diz Dawes. “Não é exibida publicamente desde a década de 1980.”
Pollock de US$ 13 milhões
A Phillips, cujas vendas são significativamente menores, espera arrecadar cerca de US$ 86 milhões a US$ 127 milhões com cerca de 275 lotes, incluindo várias obras novas no mercado. “O tanque de basquete de Koons está na mesma coleção desde os anos 1990”, afirma Jean-Paul Engelen, presidente das Américas e co-chefe mundial de arte moderna e contemporânea da Phillips, referindo-se a uma escultura de Jeff Koons de 1985, com valor estimado entre US$ 4 milhões e US$ 6 milhões.
O item de maior valor da venda noturna da Phillips, em 19 de novembro, é uma obra de Jackson Pollock que pertenceu à coleção de Florence Knoll. Com uma estimativa “acima de” US$ 13 milhões, a obra também permaneceu na mesma coleção desde 1990. “As primeiras reações neste fim de semana foram muito positivas, porque é um material novo”, comenta Engelen. “As pessoas sempre se empolgam com material que é novo e fresco.”
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