Realizado na quarta-feira (16), o leilão da rocha, conhecida como NWA 16788, provocou uma guerra de lances de 15 minutos entre licitantes online e por telefone.
“Este é um meteorito incrível, que se desprendeu da superfície de Marte”, disse Cassandra Hatton, vice-presidente da Sotheby’s e chefe global de ciência e história natural, antes do leilão.
A Sotheby’s não informou quem comprou a pedra.
Caçador de meteoritos
O fragmento foi descoberto em novembro de 2023 por um caçador de meteoritos no deserto do Saara, na remota região de Agadez, no Níger.
“As pessoas de lá já sabiam que se tratava de algo especial”, afirmou Hatton. “Só quando chegou ao laboratório e as peças foram testadas é que percebemos. Depois, quando os resultados chegaram, comparamos e vimos que não era apenas marciano, mas o maior pedaço de Marte já capturado.”
Há cerca de 5 milhões de anos, um asteroide ou cometa bateu em Marte com tanta força que rochas e outros detritos foram lançados no espaço.
“É incrível que tenha conseguido atravessar a atmosfera da Terra e que tenha caído no meio do deserto em vez de no meio do oceano, em um lugar onde pudemos encontrá-lo e que alguém que pudesse reconhecer o que era o objeto o tenha encontrado”, disse Hatton.
“Portanto, há todo um tipo de processo ou uma camada de coisas que precisam acontecer para que isso se torne realidade e esteja aqui diante de nós.”
Assim como seu planeta-mãe, NWA 16788 tem uma tonalidade avermelhada, bem como sinais de crosta de fusão de sua violenta descida pela atmosfera da Terra.
Existem cerca de 400 meteoritos marcianos na Terra, dos quais NWA 16788 é, de longe, o maior.