Uma das principais atrações das Olimpíadas de Paris-2024, que serão disputadas de 26 de julho a 11 de agosto, é a competição de natação. A disputa entre as melhores e os melhores nadadores do mundo promete a quebra de recordes olímpicos e mundiais e chegadas decididas em milésimos de segundos. Para que os nadadores possam deslizar a toda velocidade pela água é preciso que a piscina apresente as melhores condições de temperatura e as dimensões oficiais determinadas pela Federação Internacional de Natação (Fina).
Uma piscina olímpica leva pelo menos 2,5 milhões de litros de água. A temperatura da água deverá ser de 25°C a 28°C. Para ter o selo de aprovação da Fina, uma piscina olímpica precisa medir 50 metros de comprimento e 25 metros de largura. A medida inclui os painéis de toque do equipamento de arbitragem.
LEIA MAIS: Olimpíadas 2024: Como será a cerimônia de abertura em Paris?
A piscina deve ter 10 raias, sendo que as duas raias junto às paredes laterais não são usadas, ou seja, os nadadores vão competir nas oito raias centrais. Essa determinação começou nas Olimpíadas de Pequim-2008. As duas raias externas ajudam a absorver as ondas geradas pelos movimentos dos nadadores, criando assim menos arrasto hidrodinâmico (a força que a água tem sobre o competidor).
A profundidade da piscina deve ser de pelo menos dois metros. No entanto, a Fina recomenda que as piscinas tenham pelo menos três metros para que possam ser usadas para o nado artístico.
As raias deverão ter 2,5 metros de largura e ser divididas por flutuadores presos a uma corda. Essa divisão deve seguir uma lógica de cores: verde nas cordas externas das raias 1 e 8; azul nas raias 2, 3, 6 e 7; e amarelo nas raias 4 e 5. Nos primeiros e últimos cinco metros de cada raia os flutuadores deverão ser vermelhos.
As paredes laterais da piscina devem ser ortogonais e formar um ângulo reto de 90 graus. A tolerância do ângulo é de ± 0,05 graus.
As paredes finais devem ser verticais, paralelas e formar ângulos retos de 90 graus com o percurso de natação e com a superfície da água. Elas deverão ser construídas em material sólido, com uma superfície antiderrapante estendendo-se 0,8 metros abaixo da superfície da água.
LEIA MAIS: Paris-2024: Quanto custa uma Olimpíada?
Quando e onde serão as competições da natação de Paris-2024?
As provas de natação serão disputadas de 27 de julho a 4 de agosto. As competições serão na Arena La Defense, em Paris, que conta com uma capacidade para 17 mil pessoas. O local também vai abrigar os torneios de polo aquático.
LEIA MAIS: Quando começam as Olimpíadas de Paris 2024?
Quais são as provas de natação olímpica?
- 50m livre
- 100m livre
- 200m livre
- 400m livre
- 800m livre
- 1500m livre
- 100m costas
- 200m costas
- 100m peito
- 200m peito
- 100m borboleta
- 200m borboleta
- 200m medley
- 400m medley
- Revezamento 4x100m livre
- Revezamento 4x200m livre
- Revezamento 4x100m medley
Todas as provas acima são disputadas nas categorias masculina e feminina. Haverá ainda a prova de revezamento 4x100m medley mista e as provas de maratona aquática de 10 km em águas abertas.
Veja também
- Após boom-olímpico, França sofre ressaca com alta da incerteza econômica
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- Quando começam as Paralimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas