Com o encerramento das Olimpíadas de Paris 2024 já bate aquela ressaca dos fãs de esportes e a ansiedade pela chegada da próxima edição dos Jogos Olímpicos.
LEIA MAIS: O quadro de medalhas de Paris 2024
Começa agora um novo ciclo olímpico de quatro anos de espera e preparação dos atletas até as Olimpíadas de 2028, que serão realizadas em Los Angeles, nos Estados Unidos. As datas já foram definidas: a abertura será no dia 14 de julho e o encerramento no dia 30 de julho de 2028.
Também já foi escolhida a sede da edição seguinte, em 2032, que será em Brisbane, na Austrália.
Mas até lá vão ter outras grandes eventos para você que adora esportes ficar ligado. A começas pelas Paralimpíadas de Paris, 2024, que começam no próximo dia 28.
Próximos grandes eventos esportivos
- 2024: Paralimpíadas de Verão (Paris, França) – 28 de agosto a 8 de setembro de 2024;
- 2026: Olimpíadas de Inverno (Milão-Cortina, Itália) – 2 a 22 de fevereiro de 2026;
- 2026: Paralimpíadas de Inverno (Milão-Cortina, Itália) – 6 a 15 de março de 2026;
- 2026: Copa do Mundo de Futebol Masculino (EUA, México e Canadá) – 11 de junho 1 19 de julho de 2026;
- 2027: Copa do Mundo de Futebol Feminino (Brasil) – 24 de junho a 25 de julho de 2027;
- 2027: Jogos Pan-Americanos (Lima, Peru) – 2 a 18 de julho de 2027;
- 2028: Olimpíadas de Verão (Los Angeles, EUA) – 14 a 30 de julho de 2028;
- 2028: Paralimpíadas de Verão (Los Angeles, EUA) – 22 de agosto a 3 de setembro de 2028.
Como serão as Olimpíadas de Los Angeles 2028?
As Olimpíadas de Los Angeles marcam o retorno dos Jogos Olímpicos aos Estados Unidos após 32 anos. O país sediou quatro Olimpíadas até agora: a de 1904, em Saint Louis; as de 1932 e 1984, ambas em Los Angeles; e a de 1996, em Atlanta.
Com essa terceira edição em sua cidade, Los Angeles igualará a marca de Paris, que em 2024 realizou uma Olimpíada pela terceira vez.
Os organizadores das Olimpíadas de Los Angeles 2028 prometem um evento histórico. Com investimentos previstos de quase US$ 6,9 bilhões, os Jogos terão dois estádios para a cerimônia de abertura.
A ideia é começar a celebração no histórico Coliseu de Los Angeles, palco das Olimpíadas de 1932 e 1984, com capacidade para 78 mil pessoas, que foi reformado e restaurado para receber as competições de atletismo, e seguir a cerimônia até o novíssimo L. A. Stadium, em Inglewood, subúrbio de Los Angeles, com capacidade para 70 mil pessoas.
Quatro grandes áreas vão concentrar as competições, centro de imprensa e de acolhimento para os turistas.
O principal será o Downtown Sports Park, que sediará eventos em vários locais no centro de Los Angeles, como natação, judô, mergulho, futebol, badminton, ciclismo de estrada, esgrima, taekwondo e basquete no Los Angeles City Hall e no Grand Park, no Los Angeles Convention Center, na Crypto.com Arena, no Los Angeles Memorial Coliseum e no campus da University of Southern California.
As outras áreas são Valley Sports Park, o South Bay Sports Park e o Long Beach e Sports Park. O Valley Sports Park receberá skate, ciclismo BMX e tiro com arco. O South Bay Sports Park terá as competições de pentatlo moderno, rugby sevens, tênis, hóquei sob a grama e ciclismo.
Long Beach Sports Park terá as competições de vôlei de praia, em Santa Monica, e as de basquete 3×3 e surfe, em Venice Beach, além de vela, remo, canoagem, nado artístico, triatlo, maratona aquática e handebol.
O vôlei será no California Center, em Anaheim, a ginástica será na L. A. Arena, e o basquete será disputado no ginásio do Los Angeles Clippers.
Quais serão os novos esportes nas Olimpíadas de 2028?
Os Jogos Olímpicos de Los Angeles terão cinco novos esportes no programa:
- Críquete – Esporte muito popular nas antigas colônias britânicas, especialmente Índia e Paquistão, o críquete é um jogo de taco e esteve presente nas Olimpíadas de 1900, em Paris. Agora, está de volta.
- Flag football – É uma espécie de futebol americano “light”, menos violenta. Cada time tem cinco atletas que levam uma bandeira (“flag) presa à cintura e tentam tirar as bandeiras presas aos adversários enquanto avançam no campo.
- Squash – Jogo de raquete em uma quadra toda fechada. Dois competidores se enfrentam com o objetivo de jogar a bola contra a parede principal e fazer com que o oponente não alcance a bolinha antes dela quicar duas vezes no chão.
- Beisebol/softbol – Depois de ficarem de fora das Olimpíadas de Paris, o beisebol (para homens) e o softbol (para mulheres) estarão de volta no país onde são muito populares. O jogo consiste em rebater com um taco a bola arremessada pelo adversário.Após a rebatida, o atleta com o taco precisa correr pelas quatro bases para pontuar.
- Lacrosse – É uma mistura de hóquei com a grama com o futebol. No lacrosse, os jogadores jogam com um bastão com uma espécie de cesta na ponta e tentam marcar gols.
Veja também
- Após boom-olímpico, França sofre ressaca com alta da incerteza econômica
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- Quando começam as Paralimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas