O Brasil conquistou até hoje 150 medalhas em toda a história das Olimpíadas. Foram 37 medalhas de ouro, 42 de prata e 71 de bronze.
As Olimpíadas são disputadas desde 1896, mas o Brasil só começou a participar a partir de 1920, na edição realizada na Antuérpia (Bélgica). Naquela ocasião, o Brasil conquistou suas primeiras medalhas olímpicas, uma de ouro, com Guilherme Paraense, uma de prata, com Afrânio Antônio da Costa, além de uma de bronze por equipes, as três no tiro esportivo.
A primeira medalha olímpica em um esporte coletivo foi em 1948, em Londres, com a seleção masculina de basquete, que ficou com o bronze. A primeira medalha de ouro em esportes coletivos só veio em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, com a seleção masculina de vôlei.
LEIA MAIS: Brasil tem recorde de patrocínios para as Olimpíadas 2024
Quais são os atletas brasileiros com mais medalhas em Olimpíadas?
Foi na vela, no entanto, que o Brasil passou a se destacar a partir das Olimpíadas de Moscou, em 1980, quando ganhou duas medalhas de ouro. Atualmente, a vela tem os dois atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas da história: Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas no total. Os dois são bicampeões olímpicos, e Scheidt tem ainda duas medalhas de prata e uma de bronze, enquanto Torben tem mais uma de prata e duas de bronze.
Três atletas aparecem com quatro medalhas em Olimpíadas: o jogador de vôlei Serginho, o canoísta Isaquias Queiroz e o nadador Gustavo Borges. Isaquias vai disputar as Olimpíadas de Paris podendo ganhar até três medalhas, o que poderá torná-lo o maior medalhista olímpico da história.
A atleta feminina com o maior número de medalhas olímpicas do Brasil é a jogadora de vôlei Fofão, que ganhou três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze. Além dela, outros três atletas homens têm também três medalhas olímpicas: Bruno Rezende, Dante, Rodrigão e Giba, do vôlei; Rodrigo Pessoa, do hipismo; César Cielo, da Natação; Emanuel Rego e Ricardo Santos, do vôlei de praia. Destes, Bruno Rezende, o Bruninho, e o cavaleiro Rodrigo Pessoa estarão disputando as Olimpíadas de Paris e poderão melhorar suas marcas.
Qual esporte deu mais medalhas para o Brasil em Olimpíadas?
Apesar do bom desempenho do Brasil na vela e no vôlei, é o judô, no entanto, o esporte que mais medalhas rendeu para o Brasil. Desde a primeira conquista, a medalha de bronze de Chiaki Ishii nas Olimpíadas de Munique, em 1972, foram 24 medalhas no total, sendo quatro de ouro, três de prata e 17 de bronze.
A vela e o atletismo aparecem com 19 medalhas olímpicas, sendo que na vela o Brasil ganhou oito medalhas de ouro, o maior número para uma modalidade. E, em Paris, as bicampeãs olímpicas Martine Grahel e Karina Kunze podem conquistar algo inédito: se tornarem as primeiras atletas brasileiras a ganhar três medalhas de ouro.
Ao todo, o Brasil já ganhou medalhas olímpicas em 19 modalidades, incluindo o surfe e o skate, que entraram somente nas últimas Olimpíadas disputadas em Tóquio, em 2021.
Quem já ganhou medalha de ouro para o Brasil?
Em mais de um século entre os jogos da Antuérpia, em 1920, e os de Tóquio, em 2020, o hino do Brasil já tocou 37 vezes em cerimônias de premiação de 13 das 24 Olimpíadas realizadas até agora.
Desde a edição de Atenas, em 2004, a música é entoada pelo mundo — e cantada por quem está assistindo de casa — pelo menos três vezes por edição.
Enquanto as Olimpíadas de Paris 2024 não começam, relembre no quadro abaixo a relação completa de todas as medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil:
Infografia: Ana Carolina Moreno
Veja também
- Após boom-olímpico, França sofre ressaca com alta da incerteza econômica
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- Quando começam as Paralimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas