Siga nossas redes
Tarciana Medeiros

Perfis

Tarciana Medeiros

De feirante a líder de banco: descubra o currículo da presidente do Banco do Brasil e mais sobre sua vida pessoal.

Perfil de Tarciana Medeiros


Nome Completo Tarciana Paula Gomes Medeiros
Nascimento 11/12/1978
Local de Nascimento Campina Grande, Paraíba
Filhos 3
Nacionalidade Brasileira
Formação Administração de Empresas
Ocupação Presidente do Banco do Brasil
Estado Civil Casada

Biografia de Tarciana Medeiros


Quem é Tarciana Medeiros

Tarciana Paula Gomes Medeiros, de 44 anos, é uma funcionária de carreira do Banco do Brasil. Formada em administração de empresas, entrou para a história ao ser a primeira mulher, em 214 anos, a ocupar o principal cargo da instituição.

 

Antes de prestar o concurso para entrar no banco, ela foi feirante e também professora. A origem humilde, como definiu a própria Taciana, não impediu o sucesso na carreira. Numa entrevista, a presidente do Banco do Brasil disse que prefere planejar a sonhar. 

Caso prefira, confira o conteúdo abaixo em áudio:

De feirante a concurseira

Tarciana, que nasceu em 11 de dezembro de 1978, é paraibana de Campina Grande, negra e homoafetiva. Ela começou sua carreira no BB há 22 anos. Antes de prestar o concurso para entrar no banco, foi feirante, em 1988, e professora, em 1998, 1999 e em março de 2000. A origem humilde, como definiu a própria Taciana, não impediu o sucesso na carreira. 

 

Numa entrevista, a presidente do Banco do Brasil disse que prefere planejar a sonhar. No BB, ela exerceu várias funções, até chegar ao cargo mais alto. Numa entrevista, ela afirmou que “claro que, como feirante, não tinha planos para ser presidente. Mas a trajetória de dedicação, estudo e planejamento me fez estar onde estou”.

 

Tarciana se formou em Administração de Empresas e tem pós-graduação em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão. Ela está cursando um MBA em BI e Analytics, e tem formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.

 

Os maiores exemplos de força e dedicação de Tarciana foram a mãe e a tia dela. Ambas ensinaram que, com educação, é possível conquistar o topo, algo que é sempre subjetivo para uma mulher. 

 

A presidente do banco mais antigo do Brasil cita que mãe e tia disseram que estudar tem um poder libertador. A mãe ensinou a não ter vergonha de trabalhar, já que todo trabalho é nobre. E a tia ensinou a nunca deixar de lado as raízes e os valores éticos.

Início no Banco do Brasil

A presidente do BB gosta de dizer que o “exemplo arrasta. Quando uma mulher conquista sua autonomia e independência, ela mostra para outras que isso é possível”. 

 

Tarciana começou a carreira no Banco do Brasil em 2000. Ela tomou posse na agência Posto da Mata, na Bahia. Ela passou por diversas funções nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em agências e superintendências. 

 

Por aproximadamente 10 anos, ela foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias para distribuição de produtos ligados, principalmente, aos mercados de pessoa física e de agronegócios.

Trajetória na Superintendência do BB

Nas superintendências estaduais, o foco eram projetos de prospecção, gestão e automação de convênios para concessão de crédito.

 

Entre 2013 e 2018 ela ficou à frente da Superintendência Comercial da BB Seguros, na qual criou modelos de indução de vendas no Brasil e apoiou o trabalho da holding BB Seguros.

Promoção a Diretoria de Clientes e B-Commerce

Em 2018, Tarciana começou como executiva na diretoria de Empréstimos e Financiamentos do banco. Na função, ela lidou com a gestão do processo pós-venda dos produtos de crédito para a pessoa física. 

 

Esse trabalho fez com que a satisfação dos clientes aumentasse e houve redução nas reclamações com procedência no Banco Central, que chegaram a atingir números históricos.

 

Durante a pandemia da covid-19, ela trabalhou no atendimento e implementação das ações de assistência aos clientes para prorrogação de operações de crédito.

 

Até assumir a presidência do BB, Tarciana foi gerente executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes na diretoria de clientes pessoa física e de micro e pequenos empreendedores. Ela foi responsável pelo B-Commerce do Banco do Brasil. 

 

O mantra de Tarciana é desenvolver o foco que possibilite entregar um Banco do Brasil para cada cliente, incluindo soluções personalizadas. 

Vida pessoal

Tarciana é mãe de Iasmin, Ruth e Davi, filhos do primeiro casamento. Ela é homossexual e casada com Daniele há 16 anos.