O Dia das Crianças deve movimentar R$ 10,8 bilhões no varejo brasileiro – um valor quase igual ao de 2019, quando a data teve rendimento de R$ 10,3 bilhões. É o que aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira (2) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise.
Segundo o levantamento, apesar do impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a renda dos consumidores, os que pretendem presentear no Dia das Crianças são maioria: 72%, um leve recuo em relação ao ano passado, quando 73% das pessoas tinham a intenção de comprar algum item.
“Os dados de intenção de compra servem de termômetro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal. Além disso, o varejista, que esteve boa parte do ano de portas fechadas, conta com as vendas do Dia das Crianças neste momento de retomada econômica”, disse em nota o presidente da CNDL, José César da Costa.
No entanto, apesar de a maioria dos consumidores estarem propensos a presentear, a maioria (36%) diz que pretende gastar menos que no presente do ano passado. Os que planejam gastar o mesmo valor são 32%, enquanto apenas 17% dizem que devem elevar os gastos. A CNDL estima que o gasto médio deve ser de R$ 209,33 com todos os presentes na data, valor parecido à intenção de compras da pesquisa de 2019, de R$ 198,79.