A Nexperia notificou os clientes na semana passada sobre a interrupção dos envios de peças, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
Os chips da empresa são usados em tudo, de luzes a eletrônicos. A medida ocorreu depois que o governo holandês tomou o controle da empresa de sua controladora chinesa.
A Nexperia declarou a situação como um evento de “força maior”, segundo pessoas a par do assunto, citando uma cláusula que geralmente isenta as empresas de obrigações contratuais diante de uma situação extraordinária.
Embora a Nexperia seja uma pequena empresa no mercado de chips automotivos em geral, ela é líder de setor em uma categoria básica de chips, composta principalmente por transistores e diodos, disse Ian Riches, vice-presidente da TechInsights, fornecedora de dados e inteligência para chips. Nessa categoria, a Nexperia detém cerca de 40% de participação de mercado, acrescentou.
“A Nexperia está envolvida em tudo”, disse Riches. “Se você está desenvolvendo um produto complexo, basta a falta de um componente básico deles para interromper todo o processo.”
A Nexperia, cujas peças são usadas em carros da BMW, Toyota e Mercedes-Benz, produz grandes volumes de semicondutores e transistores básicos que são usados em sistemas veiculares, incluindo unidades de controle eletrônico.
As montadoras e fabricantes de peças estão agora correndo para entender sua exposição e encontrar fontes alternativas de chips, afirmando que, se a Nexperia não puder entregar, a produção de veículos poderá ser afetada nas próximas semanas.
Chips em uso
Há algumas semanas, a General Motors enviou uma pesquisa aos seus fornecedores perguntando se eles compram chips da Nexperia e em qual quantidade. Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz e Stellantis, que fabricam marcas como Jeep, Ram e Peugeot, disseram que estão conversando com fornecedores e avaliando potenciais impactos.
A situação é a mais recente perturbação na cadeia de suprimentos a atingir montadoras globais. Este ano, houve paralisações na produção resultantes do domínio da China sobre ímãs de terras raras, uma interrupção no fornecimento de alumínio após um incêndio e as tarifas onerosas do presidente Trump.
As montadoras têm monitorado uma ameaça paralela nos últimos dias em relação aos minerais de terras raras da China, depois que o país restringiu as exportações e aumentou a tensão com os EUA. A Toyota ouviu de alguns fornecedores que as instalações chinesas não estavam conseguindo enviar produtos, disse uma pessoa familiarizada com a situação.
A Toyota inicialmente pensou que o atraso estava relacionado aos limites da China para minerais de terras raras, mas depois descobriu que estava ligado à situação da Nexperia, disse a pessoa.
A disputa extraordinária sobre a Nexperia resultou da decisão do governo holandês, no final do mês passado, de tomar o controle da empresa da chinesa Wingtech Technology, que está na lista comercial dos EUA, alegando a necessidade de evitar que a Europa perca “conhecimento e capacidades tecnológicas” necessárias para sua segurança econômica.

No início de outubro, o governo chinês ordenou que a Wingtech suspendesse as exportações da Nexperia da China, onde 80% de seus produtos são processados antes de serem entregues aos clientes.
As remessas das fábricas da Nexperia na Europa e na China ainda não foram retomadas, disseram as pessoas.
Um porta-voz da Nexperia referiu-se a uma declaração anterior que afirmava ser “positivo” que as operações diárias possam continuar.
A Wingtech está “se comunicando ativamente com fornecedores e clientes para manter a estabilidade básica da força de trabalho, sistemas de produção e canais de distribuição”, de acordo com um e-mail que a empresa enviou a investidores na quinta-feira (16), que foi lido pelo The Wall Street Journal.
Montadoras e fornecedores de automóveis solicitaram esta semana às autoridades chinesas que suspendessem as restrições às exportações da Nexperia da China e ajudassem a apaziguar as disputas com o lado holandês, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação. As empresas no pedido incluíam as montadoras Volkswagen e BMW, bem como as fornecedoras Bosch e Aumovio, disse uma das pessoas.
Crise de semicondutores
A indústria automobilística está a apenas alguns anos de uma grande crise de semicondutores que afetou drasticamente a produção e deixou as concessionárias com escassez de carros novos para vender. Muitos fornecedores ajustaram e diversificaram sua produção desde então.
A Nexperia tem enviado a maioria dos chips fabricados em fábricas na Europa para instalações na China para embalagem e testes antes do envio aos clientes, deixando-a exposta a interrupções significativas, disseram algumas das pessoas.
Montadoras e fornecedores têm fontes alternativas do mesmo tipo de chips, mas a situação pode resultar em interrupções na produção se a paralisação das remessas da Nexperia se prolongar, acrescentaram as fontes.
Empresas com múltiplas fontes podem fazer com que seus outros fornecedores aumentem a produção, mas aquelas que dependiam inteiramente da Nexperia para alguns componentes podem levar semanas para obter a liberação de uma nova peça para produção por uma montadora.
Identificar fontes alternativas de chips levará tempo, embora a indústria tenha tentado diversificar, disse Collin Shaw, presidente da MEMA, a associação comercial de fornecedores de automóveis.
“Isso demonstra a fragilidade, às vezes, da cadeia de suprimentos”, disse ele.
Enquanto isso, a Wingtech está se preparando para processar o governo holandês e os executivos ocidentais da Nexperia, informaram as fontes.
O governo holandês tomou a iniciativa de assumir o controle da fabricante de chips após um alerta de autoridades americanas, detalhado em um documento judicial holandês, de que a Nexperia poderia ser incluída em uma lista comercial de empresas que representam riscos à segurança nacional, a menos que removesse seu diretor executivo chinês.
Traduzido do inglês por InvestNews
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