Publicidade

Em 2009, Lauren Gropper trabalhava como consultora de sustentabilidade na série da HBO “Entourage”. E o que ela viu não parecia muito sustentável. Entre outras coisas, muitos cenários construídos para o programa eram simplesmente jogados no lixo depois das filmagens — uma prática comum em Hollywood na época.

O trabalho de Lauren Gropper era avaliar como os cenários de “Entourage” eram projetados e como eles poderiam ser construídos para serem desmontados e reutilizados.

“Os cenários que você constrói geralmente são jogados fora imediatamente depois de muito trabalho feito no local”, diz ela. ““Então, você monta algo e depois desmonta, e tudo o que você precisa levar é descartável.”

Ao avaliar os sets, ela percebeu outro problema relacionado ao desperdício, que surgia dia após dia. A equipe de “Entourage” usava plástico descartável em suas refeições e intervalos — pratos, garfos, facas, copos de plástico eram jogados no lixo após o uso.

Lauren Gropper sabia que deveria haver uma maneira melhor de descarte, não apenas para sets de filmagem de cinema e TV, mas também para os consumidores. Ela decidiu abrir uma empresa — a Repurpose — que resolveria o problema do desperdício na hora das refeições.

Ela sempre se interessou por sustentabilidade, e isso quase virou uma obsessão em sua vida. “Cresci em Vancouver, onde você está cercado pela natureza. Então, acho que isso sempre fez parte da minha vida”, diz ela.

Por fim, ela concluiu o mestrado em design sustentável pelo Pratt Institute. “Eu só queria ter uma vida de impacto, uma carreira de impacto”, diz ela.

Um copo diferente

O primeiro produto da Repurpose, lançado em 2012, foi um copo de café compostável com isolamento de espuma e tampa de origem vegetal.

A partir daí, a empresa começou a desenvolver diferentes copos e uma variedade de outros produtos, como talheres e canudos compostáveis ​​e pratos feitos de cana de açúcar reciclada.

Os produtos foram inicialmente vendidos em supermercados regionais na Costa Oeste e depois se tornaram nacionais, com um novo copo oferecido nas lojas Safeway e Albertsons.

Em 2015, a empresa foi catapultada depois que uma imagem, agora infame de uma tartaruga com um canudo preso no nariz, chamou a atenção do mundo.

“Aquele momento não mudou as coisas para nós da noite para o dia, mas houve uma mudança definitiva de dinâmica que realmente acelerou a demanda por alternativas aos plásticos descartáveis e, mais especificamente, pela nossa marca”, diz Gropper.

Embora a Repurpose não venda mais o copo térmico original para café, ela oferece 15 produtos diferentes à base de plantas, incluindo um copo de café e papel higiênico de bambu. Tudo é compostável. Produtos reaproveitados são vendidos em 20 mil lojas nos EUA, incluindo Costco e Whole Foods, e online. No total, a empresa já vendeu mais de 656 milhões de peças de produtos.

“Criar a Repurpose foi uma prova de que é possível ter sucesso fazendo o bem”, diz Gropper. “Existe um mundo onde você pode gerar um impacto positivo e ter retornos financeiros positivos.”

Traduzido do inglês por InvestNews

Presented by