Quando o cliente pediu para agendar uma reunião novamente, Lewis o adicionou a uma ligação que ela já estava fazendo com sua assistente. Antes de entrar, Lewis brincou: “Ele é, tipo, um príncipe nigeriano?”
Apesar dos sinais de fraude, ele era uma pessoa legítima. Lewis ficou aliviada — até perceber que seu novo cliente havia recebido um resumo completo da ligação em sua caixa de entrada, incluindo o comentário dela sobre o “príncipe nigeriano”. Ela estava usando uma ferramenta de anotação de IA o tempo todo.
“Tive muita sorte que a pessoa com quem eu estava trabalhando não encarou a situação com bom humor”, disse Lewis, que mora em Stow, Ohio.
A IA está ouvindo suas reuniões de trabalho — incluindo as partes que você não quer que ninguém ouça. Antes que os participantes cheguem, ou quando um colega pede para outro retirar-se para discutir um assunto separado, as ferramenta de anotação da IA podem captar as conversas casuais e privadas destinadas a um público seleto e, em seguida, enviar citações diretas para todos na reunião.
Nicole e Tim Delger administram uma empresa de branding em Nashville chamada Studio Delger. Após uma reunião de negócios no final do ano passado, o casal recebeu um resumo do assistente de IA do Zoom que decididamente não tinha nada a ver com trabalho.
“A empresa discutiu a possibilidade de comprar ingredientes para sanduíches no Publix”, dizia um dos tópicos. Outra conclusão importante: “Não gosto de sopa”.
O cliente deles não compareceu à reunião, e a equipe do estúdio passou o tempo discutindo o que fazer para o almoço.
“Foi a primeira vez que a ferramenta capturou uma conversa privada”, disse Nicole. Felizmente, o resumo não foi enviado ao cliente.
Andrea Serra, coordenadora de estratégia de contas em uma agência de comunicação, vivenciou isso em primeira mão. Em uma transcrição, um app de IA que faz transcrições a flagrou descrevendo sua frustração com o novo Whole Foods em seu bairro; embora ela tivesse configurado suas preferências para que as anotações fossem enviadas apenas para o anfitrião, ela compartilhou o e-mail com outras duas pessoas na chamada por diversão. Outro resumo de reunião apresentou trechos dela discutindo sobre quase ter queimado a cozinha ao tentar fazer uma nova receita com batata-doce.
“É como se todos os nossos planos de ação, toda a estratégia que discutimos durante a reunião fosse transcrito e, aleatoriamente, algo sobre nossas vidas pessoais que conversamos na semana passada e queríamos colocar em dia esta semana também fosse incluído”, disse Serra. “Apenas uma pequena frase como surpresa.”
Melhora da IA
Embora sua chefe, Debora Lima, acredite que os resumos de IA reduzem o trabalho da equipe, ela ainda espera que a tecnologia melhore.
Enquanto isso, ela e seus colegas recebem a inclusão de frases pessoais com bom humor. Enquanto revisava as anotações de uma reunião que organizou recentemente, ela notou a frase “ei, fofinha” na transcrição. Lima disse que deveria haver um canal no Slack para toda a empresa para arquivar os exemplos mais engraçados.
As ferramentas de anotação podem realizar uma variedade de tarefas, desde gravar e transcrever chamadas, gerar itens de ação para as equipes e recapitular o que já foi dito para quem chega atrasado. Muitos sinalizam aos participantes que uma reunião está sendo gravada e transcrita.
O AI Companion, do Zoom, que gerou mais de 7,2 milhões de resumos de reuniões até o final de janeiro de 2024, exibe uma caixa de diálogo na parte superior da tela para informar aos participantes quando ele está ativado. Enquanto estiver ativo, um ícone de diamante do AI Companion continua piscando no canto superior direito da reunião. As pessoas também podem pedir ao anfitrião para parar de usar o AI Companion.
“Queremos que os usuários sintam que estão no controle“, disse Smita Hashim, diretora de produtos do Zoom.
O anotador de IA do Google funciona de forma semelhante, permitindo que apenas os anfitriões da reunião ou funcionários da organização anfitriã o ativem ou desativem. Quando ativado, as pessoas verão uma notificação e ouvirão um sinal sonoro, e um ícone de lápis azul aparecerá no canto superior direito.
“Temos muito cuidado para garantir que os participantes da reunião saibam exatamente se e quando as ferramentas de IA do Meet estão sendo usadas”, disse Awaneesh Verma, diretor sênior de gerenciamento de produtos e comunicações em tempo real do Google Workspace.
Os resumos automáticos podem ser informativos e economizar tempo, ou ser hilários sem querer.
Kelsey Ogletree, diretora executiva de uma plataforma de tecnologia para profissionais de mídia, recebeu um resumo de IA do Zoom intitulado “A manhã atrapalhada de Monty”, descrevendo como seu cachorro, Monty, comeu sobras de comida do balcão e vomitou pela casa. O resumo dizia ainda que “Kelsey ficou indignada com o incidente e pensou em lavar a cabeça do Monty com detergente”.
Foi uma conversa entre ela e o marido, que também é seu sócio. E Monty é um gato, não um cachorro.
John Barentine, astrônomo e consultor em Tucson, Arizona, não usa anotadores de IA, mas já participou de várias ligações com o uso dessa ferramenta. Mais recentemente, ele ficou surpreso com o resumo de IA de uma ligação que lhe foi enviado, com toda a conversa informal. Dizia: “John Barentine comenta, com humor, que existe uma dose letal de água para os humanos.”
Barentine disse que estava discutindo as enchentes devastadoras no Texas com um cliente; a IA havia entendido completamente errado o contexto.
Ele afirma que agora é mais provável usar o recurso de bate-papo privado em reuniões em vez de dizer algo em voz alta enquanto a IA escuta.
“Pelo menos eu sei que, se eu fizer um comentário para alguém em particular, por enquanto, isso não será captado pelo anotador da IA”, disse ele.
Traduzido do inglês por InvestNews
Presented by