Alana, a filha de 9 anos de Kelly Binning, queria muito se fantasiar para o Halloween como a rapper Zoey, de “Guerreiras do K-Pop”, o fenômeno global e filme de sucesso da Netflix.

Online, Binning encontrou poucas opções. Ela encomendou uma imitação chinesa na Amazon, para crianças de 12 anos, por US$ 26,79. Mas quando chegou, era tamanho infantil.

Frenética, ela vasculhou lojas de varejo até encontrar a última fantasia de Zoey disponível, bem a tempo para a primeira festa da temporada. “Nós amamos o Halloween e normalmente planejamos com muitos meses de antecedência”, disse Binning, uma professora de Pittsburgh. “No final, minha filha fica feliz, mas eu gastei o dobro do dinheiro e tive muito estresse com essa fantasia.”

Chame-as de Caçadoras de Fantasias de KPop. Em toda a América do Norte, os pais estão se esforçando para encontrar opções para vestir seus filhos como os cantores matadores de demônios do Huntr/x e seus rivais, os Saja Boys.

O que está disponível online geralmente está esgotado, é de baixa qualidade ou de fornecedores duvidosos, e os prazos de entrega anunciados podem chegar a semanas. Produtos oficialmente licenciados são caros demais para muitas famílias — a Netflix vende a jaqueta amarela característica usada pela protagonista Rumi, com voz de sereia, por US$ 89,95, e isso sem contar o custo de seu short azul com zíper, botas de combate e trança roxa até a cintura.

Alguns pais estão usando máquinas de costura e cola quente que não usam há anos. Outros estão em pânico mesmo.

“Estou realmente fora do meu elemento aqui, especialmente em termos de tecidos”, disse Kayla Hu, microbiologista de London, Ontário, que passou grande parte de sua licença-maternidade criando botões dourados de argila e adicionando estrutura às ombreiras da fantasia de sua filha. “A cola não gruda. Estou fazendo papel machê há semanas.”

Quando a Netflix assinou um acordo em 2021 para transmitir todos os filmes da Sony nos EUA após seus lançamentos nos cinemas e financiar uma série de títulos diretamente para streaming, “KPop Demon Hunters” foi uma ideia secundária.

Sucesso da Netflix

O CEO da Netflix, Dan Lin, disse que acreditava que seria um sucesso de nicho, popular principalmente entre fãs de anime e amantes do gênero musical coreano conhecido como K-pop. Em vez disso, tornou-se o filme mais popular de todos os tempos na Netflix após seu lançamento em junho e, em seguida, liderou as bilheterias ao chegar aos cinemas em agosto.

A popularidade surpreendeu a Netflix, que teve que se esforçar para criar uma seleção mínima de produtos de consumo, incluindo fantasias de Halloween, em apenas alguns meses.

A loja online oficial da Netflix rapidamente começou a oferecer trajes “KPop” limitados, mas principalmente a preços premium. Fantasias apenas para as protagonistas femininas chegaram às prateleiras da loja Spirit Halloween no final de setembro.

Em uma sexta-feira recente, na Spirit em Glendale, Califórnia, as prateleiras estavam lotadas de fantasias de bruxas, fantasmas e vampiros, além de fantasias de “Minecraft”, “Homem-Aranha” e até mesmo de “Round 4”, da Netflix. A seção “KPop” estava vazia, exceto por algumas tranças roxas de Rumi e um chapéu bucket da Huntr/x.

Meninas usam fantasia de KPop, o filme sucesso da Netflix
Foto: The Wall Street Journal

“Tivemos duas remessas até agora e tudo foi vendido no mesmo dia”, disse um balconista. “Tenho dito aos pais para procurarem na Amazon.”

Como acontece com a maioria dos grandes filmes infantis, o dono da propriedade intelectual assina centenas de contratos de licenciamento com bastante antecedência com fabricantes de brinquedos, empresas de alimentos embalados, redes de fast-food, fabricantes de roupas e, sim, fabricantes de fantasias de Halloween.

Isso não aconteceu com Kpop. A equipe de produtos de consumo da Netflix apresentou o filme em feiras de licenciamento mais de um ano antes de seu lançamento, mas as empresas de vestuário não estavam ansiosas para investir em uma franquia de animação original e não testada, disse Marian Lee, diretora de marketing da Netflix.

“Quando lançamos um filme novo como este, sempre que é novinho em folha, é preciso um pouco mais de esforço para deixar os varejistas animados”, disse Lee.

Depois que o filme estourou e a Netflix correu para tentar recuperar o atraso, as pessoas recorreram ao grupo de mães de Lee no Facebook para reclamar que era impossível encontrar fantasias e produtos. “Recebi muitos comentários do tipo: ‘Alguém no marketing da Netflix realmente estragou tudo!’”, disse Lee.

Quem fabrica as fantasias

Fantasias de Halloween tendem a exigir costuras elaboradas e uma variedade de materiais, então a capacidade costuma ser reservada com até dois anos de antecedência.

A expansão para um sucesso como “KPop” leva mais tempo. Mas o que a Netflix lançou foi vendido imediatamente.

“A Netflix precisa escolher suas apostas, e este é um negócio instável”, disse Allen Adamson, cofundador da empresa de marketing Metaforce. Adamson trabalhou para a Sony, mas não trabalhou neste título. “É realmente doloroso quando você finalmente captura um raio na garrafa, mas não consegue aproveitá-lo totalmente.”

Janice Gomez e o marido são artistas de Los Angeles e começaram a criar bastões de luz Huntr/x com plexiglass e tubos de PVC, usando moldes cortados a laser com a ajuda de um amigo.

Eles venderam dezenas de bastões, que apresentam o logotipo da Huntr/x, por US$ 25 a US$ 40 cada.
“Na escola, há pais que dizem: ‘Avisem-nos quando vocês puderem fazer mais’”, disse Gomez.

Candace Birger começou a projetar versões impressas em 3D da arma brilhante conhecida como gok-do, um armamento coreano que lembra uma machadinha medieval com uma lâmina em forma de lua, inspirado naquele que a cantora Mira, do Huntr/x, usa para matar demônios. Cada um custava US$ 750.

Birger, dona da Plexi Cosplay, uma empresa de design de adereços em Maryland, teve que remover o anúncio após o aumento da demanda. “Fiquei impressionado com a rapidez com que os pedidos chegaram”, disse Birger.

Traduzido do inglês por InvestNews

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