Publicidade

Donald Trump diz não estar brincando ao considerar um terceiro mandato. A Constituição proíbe que ele se candidate novamente, mas a ideia de que ele possa estender legalmente sua presidência não é totalmente absurda, segundo alguns especialistas jurídicos. Eis o que você precisa saber sobre as perspectivas de Trump retornar ao cargo após o término de seu mandato.

O que Trump está dizendo?

Trump, falando a repórteres no domingo, afirmou que seus apoiadores o estão incentivando a buscar outro mandato. “Não estou considerando isso, mas posso dizer que muitas pessoas têm me pedido para ter um terceiro mandato”, disse. Posteriormente, disse à NBC News que é “cedo demais para pensar nisso”, mas acrescentou que, caso quisesse permanecer no poder, “existem métodos para isso”.

O que diz a Constituição?

A 22ª Emenda, ratificada em 1951, afirma: “Nenhuma pessoa será eleita ao cargo de Presidente mais do que duas vezes.”

Legisladores republicanos elaboraram essa emenda em 1947 após recuperarem o controle do Congresso no ano anterior. Eles desejavam evitar que outro presidente acumulasse poder da maneira como Franklin D. Roosevelt, um democrata que foi eleito quatro vezes consecutivas e faleceu no cargo em 1945, após mais de 12 anos na Casa Branca. Nenhum presidente anterior a Roosevelt havia servido por mais de oito anos. Seu sucessor, Harry Truman, acreditava que a limitação dos mandatos vinha dos “odiadores de Roosevelt”, mas um número suficiente de democratas apoiou o envio da emenda aos estados para ratificação.

Leia mais

O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.

AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.

© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.