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Carro elétrico usado vira pechincha nos EUA e revendedores entram em apuros

Queda acentuada de preço contrasta com o mercado mais amplo de carros usados

Por Sean McLain The wall street Journal
Publicado em
6 min
traduzido do inglês por investnews

Os carros elétricos passaram de compras caras para algumas das maiores pechinchas nos pátios de carros usados dos Estados Unidos – os valores de revenda dos veículos despencaram.

Dois anos atrás, alguns modelos de carros elétricos usados ​​estavam sendo vendidos por valores iguais ou maiores do que os de novos, por causa de uma crise na cadeia de suprimentos que resultou em uma escassez mais ampla de carros.

Agora, a dinâmica mudou. Os estacionamentos das concessionárias estão cheios de elétricos não vendidos, e as montadoras — em grande parte lideradas pela Teslareduziram os preços dos novos modelos em um esforço para vendê-los.

Os descontos em novos elétricos ajudaram a sustentar as vendas fracas. Os acordos de financiamento elevaram as entregas globais da Tesla no terceiro trimestre, revertendo os declínios no início do ano.

Mas a enxurrada de descontos fez com que os preços de veículos elétricos usados ​​despencassem, aumentando os desafios enfrentados pela indústria automobilística, já que sua grande aposta na tecnologia de baterias continua a fracassar.

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Em setembro, o preço médio de venda de um veículo elétrico de três anos era de cerca de US$ 28.400, menos do que o de um veículo com motor a gasolina da mesma idade e uma queda de 25% em relação ao início de 2023, de acordo com o site de compras de carros Edmunds. A queda acentuada no preço de elétricos usados ​​contrasta com o mercado mais amplo de carros usados, onde os valores permaneceram estáveis ​​durante o mesmo período, de acordo com os dados da empresa.

A queda acentuada nos preços dos elétricos usados ​​pode potencialmente ampliar seu apelo para compradores preocupados com o orçamento, dizem analistas. Por outro lado, entretanto, muitos proprietários atuais que pagaram um prêmio por seus carros agora estão com seus empréstimos inadimplentes, devendo mais do que o carro vale.

O maior vendedor de veículos elétricos do mundo cortou os preços em até um terço em alguns modelos novos nos EUA no ano passado, levando outras montadoras a responder com suas próprias reduções. Além disso, a empresa de aluguel de carros Hertz despejou em janeiro uma grande parte de sua frota Tesla no mercado de carros usados, deprimindo ainda mais os valores, dizem analistas e revendedores.

Carros da Tesla em pátio. Foto: Toru Hanai/Bloomberg

No ano passado, o preço médio de tabela de um Modelo 3 e Modelo Y usados ​​— os modelos mais populares da Tesla — caiu cerca de 25%, de acordo com dados do site de listagem de carros CarGurus.

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“Eles continuaram reduzindo o preço dos carros, o que matou o mercado de veículos elétricos usados”, disse Christian Lange, o proprietário de um Tesla Modelo 3 ano 2018, que ele havia comprado novo. No início de 2023, o veículo estava avaliado em cerca de US$ 35.000, aproximadamente o equivalente ao que ele devia em seu empréstimo.

Normalmente, os compradores gradualmente constroem patrimônio com seus veículos à medida que fazem os pagamentos. Mas o inverso aconteceu com Lange, porque as reduções bruscas de preço em novos Teslas fizeram seu veículo valer menos também. No início deste ano, o valor do Tesla de Lange caiu tanto que ele valia US$ 10.000 a menos do que ele devia em seu empréstimo.

Frustrado com a Tesla, Lange disse que trocou seu Model 3 por um Kia EV9. A Tesla não retornou um pedido de comentário.

À medida que o interesse do comprador em carros elétricos diminuiu este ano, as montadoras se tornaram mais agressivas com suas promoções de vendas para novos modelos, oferecendo arrendamentos baratos e acordos de financiamento com juros baixos que estão minando a demanda do lote de carros usados.

Algumas marcas estão reduzindo os pagamentos em novos elétricos aplicando um crédito fiscal de US$ 7.500 disponível para tais compras diretamente no acordo de arrendamento.
Como resultado, o pagamento mensal médio em um arrendamento de carro elétrico caiu de US$ 950 no início do ano passado para US$ 582 em agosto, de acordo com Edmunds. Esse valor seria aproximadamente comparável ao que alguém pagaria a cada mês em um empréstimo para um elétrico usado de US$ 28.000, disse Ivan Drury, diretor de insights da empresa.

Braços robóticos montam carros na linha de produção de veículos elétricos da Leapmotor em uma fábrica em Jinhua, província de Zhejiang, China 26/04/2023 China Daily via REUTERS

“A maior competição por veículos usados ​​de um ou dois anos está em todo o lote. É a versão totalmente nova”, disse Drury, referindo-se aos elétricos usados ​​anteriormente.

O leasing rapidamente se tornou o método mais popular de comprar um novo. No início do ano passado, 16% das vendas de veículos elétricos em concessionárias eram leasings, de acordo com Edmunds. Hoje, o número é de quase 80%.

Executivos automotivos admitem que julgaram mal o mercado, e esse erro de cálculo está afetando os preços dos elétricos usados. Para limitar os suprimentos, as montadoras estão recuando em suas ambições, incluindo a redução da produção e o atraso dos planos de expansão. Algumas também estão tomando precauções com seus leasings de veículos elétricos para preservar os valores de revenda.

“Não queremos acabar em uma situação em que estamos apenas produzindo para uma meta, e a demanda não está lá”, disse o diretor financeiro da General Motors, Paul Jacobson, em uma chamada com analistas em julho. “Você tem implicações de valor residual que permanecem com você por um longo, longo tempo.”

Os preços no mercado de usados ​​também foram prejudicados por um novo crédito tributário federal para compras de elétricos usados. O crédito de US$ 4.000, introduzido no início do ano passado, aplica-se apenas a carros elétricos vendidos por menos de US$ 25.000, uma exigência que levou alguns revendedores a cortar o preço.


Escreva para Sean McLain em [email protected].

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