Os viajantes que forem para o Reino Unido no ano que vem precisarão preencher uma autorização on-line antes da viagem, parte das novas regras que entram em vigor no início de janeiro.
Quem for visitar a União Europeia também encontrará novos regulamentos, com mais informações a serem divulgadas no mês que vem.
As mudanças são um contratempo para turistas que viajam para a Europa, e que se acostumaram a reservar passagens sem precisar solicitar um visto ou qualquer outra permissão antecipada. Aqueles que não se inscreverem com antecedência correm o risco de ter sua entrada negada no país que esperam visitar.
Novas regras do Reino Unido
Os americanos visitando o Reino Unido em 2025 precisarão solicitar on-line uma autorização de viagem antes de sua partida. Esses visitantes devem ter permissão prévia, independentemente da idade, inclusive as crianças. A autorização eletrônica de viagem (ETA, na sigla em inglês) é necessária para as chegadas a partir de oito de janeiro.
Os viajantes podem se inscrever on-line ou por meio do aplicativo ETA. A inscrição custa dez libras, ou um pouco menos de US$ 13.
LEIA MAIS: ‘Bolsa MacGyver’, jóia de souvenir e panela na mala: as dicas de uma viajante de elite
A aprovação pode levar até três dias úteis, diz o governo do Reino Unido. A autorização é válida por dois anos, então os viajantes não precisam se inscrever novamente nesse período. No entanto, se você precisou renovar seu passaporte, precisará de uma nova autorização.
Os viajantes devem fornecer uma foto sua e de seu passaporte para se inscrever.
Mesmo aqueles que fizerem apenas uma escala no Reino Unido devem se inscrever, o que diferencia o programa de outros que exigem aviso prévio. Isso significa que, se você estiver voando de Nova York para Amsterdã, mas tiver uma escala em Londres, precisará preencher a autorização antes de sua viagem.
A autorização não é um visto e destina-se a estadias curtas. Os viajantes que precisam de permissão para estudar ou trabalhar devem verificar se é necessário passar pelo processo mais extenso de solicitação de visto.
Regras da UE
Turistas viajando para mais de 25 países europeus, incluindo Itália, França e Espanha, terão seu rosto e impressões digitais digitalizados e armazenados em um novo sistema de registro digital, provavelmente a partir de 2025.
A adoção do sistema foi adiada várias vezes, mas funcionários do Conselho Europeu disseram na semana passada que um roteiro para sua utilização será divulgado até 31 de janeiro.
O sistema armazena quatro impressões digitais e uma foto do rosto do viajante. Isso não será opcional: se você se recusar a tirar suas digitais ou uma foto, a entrada no país será negada.
Viajantes americanos e de mais de 50 outros países também precisarão de autorização prévia para entrar em certos países europeus, mas essa exigência só entrará em vigor seis meses após o lançamento do sistema de entrada e saída. Ela será válida por três anos ou até que seu passaporte expire, o que ocorrer primeiro.
O contexto
Mais países estão exigindo autorização antecipada para viajantes visando aumentar a segurança e agilizar a travessia de fronteira. O sistema de entrada e saída também ajuda a marcar quando os viajantes cruzam as fronteiras e observa automaticamente quando eles ultrapassam o prazo de permanência.
Os EUA também pedem aos viajantes estrangeiros que preencham autorizações antes de suas viagens.
Traduzido do inglês por InvestNews
Presented by