Universal prepara para maio a abertura de novo parque, com área dedicada a Harry Potter
Espera-se que a “batalha de bruxos” seja um grande atrativo na disputa entre a Universal e a Disney
A empresa quer que seu parque Universal Epic Universe, com área equivalente a 300 campos de futebol, esteja funcionando por completo já no último fim de semana de maio do ano que vem — antes do esperado — com ingressos à venda ainda este mês, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
Se for bem-sucedido, o novo parque da Universal pode ser uma grande arma na guerra dos parques temáticos, que se intensificou nos últimos anos à medida que o entretenimento ao vivo foi se tornando mais central para o crescimento de grandes empresas de mídia como a Comcast — empresa controladora da Universal — e a Disney.
A Universal disse que ainda não confirmou a data de abertura, que ainda pode mudar.
Garantir a inauguração no final de maio permitiria à Universal aproveitar uma temporada completa de férias de verão e seria um golpe na rivalidade de longa data da empresa com o vizinho Walt Disney World. A Universal há muito diz que o parque provavelmente abriria no verão de 2025, embora fãs e observadores da indústria de parques temáticos tenham ficado preocupados no início deste ano, quando a empresa lançou uma série de atualizações mostrando a data de abertura simplesmente como 2025.
LEIA MAIS: Disney convoca seus vilões e planeja investir US$ 60 bi para se manter no topo
Nos estágios iniciais da abertura do parque, a Universal planeja exigir que os visitantes comprem passes de vários dias para entrar no Epic Universe, disseram agentes de viagens informados sobre os planos. Esses passes também incluiriam a entrada para outros parques da Universal em Orlando, incluindo o Universal Studios Florida, disseram esses agentes. Os portadores de ingressos poderão passar apenas um dos dias no Epic Universe, em parte porque a demanda deve ser alta e a empresa quer evitar a superlotação, disseram eles.
A medida pode levar os visitantes a passar vários dias nas propriedades da Universal e, para alguns visitantes, isso não justificaria a compra de passes para os parques da Disney durante a mesma viagem à Flórida, o que é um costume comum para muitas famílias.
O Universal Epic Universe pode abocanhar cerca de um milhão de visitantes da Disney durante 2025 e 2026 e aumentar o público geral nos três parques da Universal na área em mais de oito milhões de visitantes, de acordo com estimativas feitas este ano pela MoffettNathanson.
“Eles querem as pessoas lá por mais de um fim de semana”, disse Jennifer St.Gelais, proprietária da Virtually Perfect Vacations, agência de viagens com sede em Massachusetts que recebeu atualizações da Universal sobre os planos de emissão de ingressos.
Tanto a Universal quanto a Disney relataram desaceleração do crescimento em suas divisões de parques temáticos após uma explosão de demanda reprimida pós-pandemia da Covid-19.
A receita e a renda nos parques temáticos da Universal caíram no segundo trimestre em relação ao ano anterior, já que muitos turistas estavam optando por viajar internacionalmente ou fazer cruzeiros em vez de ir a parques temáticos, disse Michael Cavanagh, presidente da Comcast.
Um dos elementos mais ambiciosos do Universal Epic Universe é uma nova área temática de Harry Potter ambientada na Paris dos anos 1920 da série de filmes Animais Fantásticos. De acordo com os planos, a área terá réplicas em escala real de fachadas de ruas.
A seção é ancorada por uma nova atração baseada no Ministério da Magia dos filmes de Harry Potter — uma espécie de Capitólio do mundo bruxo. Quem visitar a atração, conhecida como Harry Potter and the Battle at the Ministry (Harry Potter e a Batalha no Ministério), será transportado em elevadores multidirecionais e assistirá Harry e seus amigos bruxos lutando contra a vilã Dolores Umbridge e seus aliados, os Comensais da Morte, de acordo com vídeos divulgados pela Universal e algumas das pessoas familiarizadas com os planos.
A atração é uma das mais tecnicamente complexas que a Universal já construiu e busca competir em qualidade com as melhores do mundo.
O tour do Ministério da Magia tem como objetivo ser o que é conhecido na indústria como uma atração de “intenção de visitar” — um passeio que valha o preço do ingresso por si só — disse Jim Hill, que dirige uma publicação da indústria de parques temáticos e faz vários podcasts sobre o tema. “É um objetivo audacioso”, disse Hill.
O Epic Universe, que a Comcast anunciou em 2019 e foi adiado por mais de um ano pela pandemia, deve incluir áreas temáticas de Super Mario Bros. e de Como Treinar Seu Dragão, além de Harry Potter. Duas outras áreas incluirão atrações baseadas em novos personagens e histórias: o Celestial Park — cujo tema é o espaço sideral — e o Dark Universe, baseado em monstros de filmes clássicos como “Frankenstein” e “O Lobisomem”.
A Universal espera que os turistas no Epic Universe venham por causa de atrações de grande escala, como a montanha-russa Donkey Kong do Super Nintendo World. Essa área se baseia no sucesso de “The Super Mario Bros. Movie” da Universal Pictures e da Illumination, que foi o filme de animação de maior bilheteria do ano passado, arrecadando US$ 1,36 bilhão globalmente.
Em agosto, a Disney anunciou novas atrações e expansões para seus parques na Flórida, que o chefe de parque temático, Josh D’Amaro, descreveu como ideias finalizadas que acabariam sendo construídas, em vez de ainda estarem no estágio conceitual. Ele descreveu uma dessas expansões como a maior “em toda a história do parque”.
Mais recentemente, a Disney anunciou promoções em seus parques da Flórida, que se estendem até o início da temporada de verão do próximo ano, incluindo um passe de baixo custo para o parque aquático e descontos de US $ 200 por noite em hotéis para os visitantes que compram passes de parque em pacotes que incluem estadias em hotéis de propriedade da Disney.
O presidente-executivo da Disney, Bob Iger, disse em uma conferência de investidores em maio que, quando a Universal se expandiu no passado, trouxe mais visitantes para Orlando.
“Não é algo que vai desviar nosso foco ou provocar ansiedade”, afirmou Iger sobre o novo parque da Universal.
Inscreva-se no boletim informativo WSJ Travel para obter mais dicas e insights de nossa equipe de viagens.
Escreva para Robbie Whelan em [email protected]
traduzido do inglês por investnews