Desde o último sábado (11), os consumidores podem ter acesso às suas informações no Cadastro Positivo, uma espécie de banco de dados com o histórico das contas do bom pagador.
Sancionada em 2011, a Lei do Cadastro Positivo foi substituída em julho de 2019 pela lei complementar nº166/19. Assim, a inclusão no banco de dados tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.
O registro é feito a partir do CPF de cada consumidor e atualizado continuamente pelas instituições financeiras com o histórico de pagamento de contas.
Os dados estão disponíveis para bancos e varejistas que estejam avaliando conceder o crédito. O cadastro mostra informações como o score, histórico de pagamentos, contas em andamento e o comportamento financeiro do consumidor.
O que mudou
Com a mudança na lei, o consumidor continua tendo a sua própria nota de crédito, mas agora com a inclusão de mais fontes de informações. As empresas passam a consultar somente a pontuação de crédito, conhecida como score.
Quem não quiser ter os dados no cadastro pode pedir a retirada gratuitamente a qualquer momento. Basta solicitar a exclusão a qualquer um dos quatro birôs de crédito que trabalham com o cadastro (veja abaixo).
O contato pode ser feito por telefone, email ou presencialmente. Todos os gestores de banco de dados precisam concluir a exclusão do banco em até dois dias úteis.
Quem opera o banco de dados
Para ativar o cadastro, os bancos e instituições financeiras enviam os dados de cada consumidor para os birôs. Após o envio, os consumidores recebem um SMS para comunicar sobre a inclusão automática do CPF no sistema e ativar o cadastro no site de uma das empresas:
- Boa Vista
- Quod Gestora de Inteligência de Crédito
- Serasa
- SPC Brasil
Como descobrir sua nota de crédito
Para ter acesso, alterar e atualizar os dados do Cadastro Positivo, é preciso se cadastrar no site de uma das quatro empresas de crédito informando nome completo, CPF, telefone e email.
Em alguns casos, é preciso enviar uma selfie para o cadastro biométrico e fotos de documentos. Um código de ativação será enviado por email e SMS para validar o acesso. No caso da Serasa, a solicitação também pode ser feita diretamente em uma agência do Serasa Experian ou via carta.
Por que seu score é importante?
É o score que vai definir se os bancos concedem ou não o crédito ao consumidor. Ou seja, quem for considerado um bom pagador por meio do cadastro positivo tem mais chances de obter crédito a juros mais baixos e com prazos mais longos para o pagamento.
Para aumentar sua pontuação no score, o consumidor deve estar com o nome limpo, sem nenhuma conta em aberto com dias de atraso. Pagar as contas sempre em dia, como as cobranças de consumo (água, luz, telefone, etc.) também aumenta a nota de crédito.