Siga nossas redes

Finanças

Cadastro Positivo: veja como consultar sua nota

Banco de dados do “bom pagador” passa a ser feito automaticamente pelos birôs de crédito. Para ter acesso, é preciso se cadastrar em uma das empresas de crédito.

Publicado

em

Desde o último sábado (11), os consumidores podem ter acesso às suas informações no Cadastro Positivo, uma espécie de banco de dados com o histórico das contas do bom pagador. 

Sancionada em 2011,  a Lei do Cadastro Positivo foi substituída em julho de 2019 pela lei complementar nº166/19. Assim, a inclusão no banco de dados tornou-se automática para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo, como luz e telefone.  

O registro é feito a partir do CPF de cada consumidor e atualizado continuamente pelas instituições financeiras com o histórico de pagamento de contas. 

Os dados estão disponíveis para bancos e varejistas que estejam avaliando conceder o crédito. O cadastro mostra informações como o score, histórico de pagamentos, contas em andamento e o comportamento financeiro do consumidor.

O que mudou

Com a mudança na lei, o consumidor continua tendo a sua própria nota de crédito, mas agora com a inclusão de mais fontes de informações. As empresas passam a consultar somente a pontuação de crédito, conhecida como score. 

Quem não quiser ter os dados no cadastro pode pedir a retirada gratuitamente a qualquer momento. Basta solicitar a exclusão a qualquer um dos quatro birôs de crédito que trabalham com o cadastro (veja abaixo).

O contato pode ser feito por telefone, email ou presencialmente. Todos os gestores de banco de dados precisam concluir a exclusão do banco em até dois dias úteis. 

Quem opera o banco de dados

Para ativar o cadastro, os bancos e instituições financeiras enviam os dados de cada consumidor para os birôs. Após o envio, os consumidores recebem um SMS para comunicar sobre a inclusão automática do CPF no sistema e ativar o cadastro no site de uma das empresas:

  • Boa Vista
  • Quod Gestora de Inteligência de Crédito
  • Serasa
  • SPC Brasil

Como descobrir sua nota de crédito

Para ter acesso, alterar e atualizar os dados do Cadastro Positivo, é preciso se cadastrar no site de uma das quatro empresas de crédito informando nome completo, CPF, telefone e email.

Em alguns casos, é preciso enviar uma selfie para o cadastro biométrico e fotos de documentos. Um código de ativação será enviado por email e SMS para validar o acesso. No caso da Serasa, a solicitação também pode ser feita diretamente em uma agência do Serasa Experian ou via carta.

Por que seu score é importante?

É o score que vai definir se os bancos concedem ou não o crédito ao consumidor. Ou seja, quem for considerado um bom pagador por meio do cadastro positivo tem mais chances de obter crédito a juros mais baixos e com prazos mais longos para o pagamento. 

Para aumentar sua pontuação no score, o consumidor deve estar com o nome limpo, sem nenhuma conta em aberto com dias de atraso. Pagar as contas sempre em dia, como as cobranças de consumo (água, luz, telefone, etc.) também aumenta a nota de crédito. 

Ganhar dinheiro com Ações pode ser bem mais fácil que parece. Invista pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.