No Brasil, há aproximadamente 5 mil marcas franqueadas. É importante que, antes de adquirir um negócio, o empreendedor verifique quais delas são associadas à Associação Brasileira do Franchising (ABF). A entidade também emite relatórios de desempenho do mercado para verificar quais segmentos se destacaram durante o ano.
De acordo com a última publicação, o setor de saúde, beleza e bem-estar registrou aumento de 11,5% no faturamento, o de limpeza e conservação se expandiu cerca de 13,8%, o de serviços e outros negócios cresceu em 8,6% e o de alimentação alcançou 3,7%.
Para auxiliar no processo de escolha de uma franquia, veja a seguir redes que podem render um faturamento a partir de R$ 50 mil por mês ao franqueado. É importante ressaltar que o faturamento de um negócio é diferente de sua lucratividade, que é o ganho auferido após todas as despesas e impostos. Confira algumas opções abaixo:
ItCase
A ItCase, rede de acessórios para celular, está presente em 10 estados brasileiros. A marca exige de um a três funcionários para quem quer abrir uma unidade. O número de lojas da ItCase saltou de uma para 58 unidades em um ano.
- Fundação: 2016
- Entrada no franchising: 2020
- Investimento inicial: R$ 130 mil
- Faturamento mensal previsto: R$ 100 mil
- Número de unidades: 58
- Número de funcionários exigidos: 2 a 3 funcionários
- Capital de giro para ingressar: R$ 10.000
- Taxa de franquia: R$ 30.000
- Taxa de royalties mensal sobre os ganhos: 5%
- Taxa de publicidade mensal sobre os ganhos: 2%
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Ecoville
Com sede em Joinville (SC), a Ecoville fabrica e comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas, como alvejantes, detergentes, amaciantes e limpa-vidros. Além da venda feita por uma rede de revendedores diretamente na casa dos consumidores, os produtos fabricados são comercializados nas 341 lojas da marca.
- Fundação: 2010
- Entrada no franchising: 2016
- Investimento inicial: R$ 149.000
- Faturamento mensal previsto: R$ 100.000
- Número de unidades: 341
- Número de funcionários exigidos: 3
- Capital de giro para começar: R$ 30.000
- Taxa de franquia única: R$ 50.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade fixa mensal: R$ 500
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
B-Burger
A rede de hamburguerias foi fundada em Sergipe. Em 2021, o influencer e humorista Carlinhos Maia e a 300 Franchising ingressaram no grupo com o objetivo de levar a marca para todo o mundo.
- Fundação: 2018
- Entrada no franchising: 2021
- Investimento inicial: R$ 160.000
- Faturamento mensal previsto: até R$ 120.000
- Número de unidades: 359
- Número de funcionários exigidos: 6 funcionários
- Capital de giro inicial: R$ 20.000
- Taxa de franquia única: R$ 50.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 1%
- Prazo de retorno do investimento: 12 meses
Nails2You
Marca especializada em serviços voltados para a saúde e beleza das unhas, sobrancelhas e cabelo, que conta atualmente com 85 unidades no país.
- Fundação: 2002
- Entrada no franchising: 2016
- Investimento inicial: modelos de negócio de R$ 90.000 a R$ 150.000
- Faturamento mensal previsto: R$ 80.000
- Número de unidades: 85 unidades
- Número de funcionários exigidos: 4
- Capital de giro inicial: R$ 10.000
- Taxa de franquia única: ingresso de R$ 30.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: R$ 1.500
- Prazo de retorno do investimento: 12 meses a 1 ano
Senhor Smart
A rede de franquias presta assistência e assessoria técnica para smartphones e tablets. Há mais de cinco anos no mercado, e com profissionais com mais de 20 anos de experiência na área de smartphones, tem 157 unidades pelo Brasil.
- Fundação: 2011
- Entrada no franchising: 2015
- Investimento inicial: R$ 49.000 loja express e R$ 100.000 loja premium
- Faturamento: R$ 50.000 a R$ 100.000
- Número de unidades: 157
- Número de funcionários exigidos: 2
- Capital de giro inicial: R$ 5.000
- Taxa de franquia única: R$ 30.000 modelo express e R$ 40.000 modelo premium
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 2%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 2%
- Prazo de retorno do investimento: 6 a 10 meses
Skamoto
Presente há mais de 10 anos no mercado, Skamoto é uma rede de comida japonesa. Atualmente tem unidades em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para atender a um público que valoriza a boa gastronomia em um ambiente aconchegante, todas as lojas da marca contam com layout sofisticado.
- Fundação: 2010
- Entrada no franchising: 2017
- Investimento inicial: R$ 150.000
- Faturamento mensal: até R$ 120.000
- Número de unidades: 13
- Número de funcionários exigidos: 5
- Capital de giro inicial: R$ 20.000
- Taxa de franquia única: R$ 40.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 6%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 2%
- Prazo de retorno do investimento: a partir de 12 meses
Heilige
Fundada em 2010, a Heilige, rede de cervejarias que conta com diversos estilos de cervejas e pratos harmonizados com as bebidas. Atualmente está presente em 15 estados brasileiros, com modelo de negócio enxuto e de fácil operação.
- Fundação: 2010
- Entrada no franchising: 2020
- Investimento inicial: R$ 249.000
- Faturamento: até R$ 100.000
- Número de unidades: 189
- Número de funcionários exigidos: 1
- Capital de giro inicial: R$ 20.000
- Taxa de franquia única: R$ 50.000
- Taxa de royalties mensal, conforme o faturamento: 5%
- Taxa de publicidade mensal, conforme o faturamento: 1,5%
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Veja também
- 41 profissões em alta para 2022: veja as áreas mais promissoras