Você sabia que se o bitcoin (BTC) fosse uma empresa, ele teria um valor de mercado maior que a soma de Coca-Cola (COCA34), Nike (NIKE34) e Unilever (UNILEV34) juntos? A primeira criptomoeda a ser criada no mundo, e também a mais valiosa até o momento, possuía uma capitalização de mercado de US$ 542 bilhões no dia 12 de maio de 2022, o que representava mais que os R$ 541 bilhões somados das três empresas.
Criada em 31 de outubro de 2008 quando um criador que usou o pseudônimo de Satoshi Nakamoto enviou um e-mail para uma lista de pessoas interessadas em criptografia, o bitcoin é uma criptomoeda cujas unidades são criadas por mineração e pode ser comercializada sem intermediários 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Além disso, a moeda digital é limitada a 21 milhões de bitcoins, sendo que 90% de todos os bitcoin já foram minerados (criados). O último bitcoin deve ser criado até por volta do ano de 2140, segundo estimativas. Ou seja, deve levar em torno de 120 anos para minerar os 10% restantes.