O volume do setor de serviços do Brasil cresceu 0,2% em abril em relação a março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14).
Com o resultado, o setor acumula alta de 9,5% em 2022 na comparação com o mesmo período de 2021 e está 7,2% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.
No confronto com abril de 2021, o volume de serviços cresceu 9,4%, marcando a 14ª taxa positiva consecutiva.
As expectativas em pesquisa da Reuters eram de ganhos de 0,4% na comparação mensal e de 10,4% na base anual.
Em abril, a variação positiva no setor de serviços foi concentrada em duas das cinco atividades investigadas na pesquisa. Em informação e comunicação (0,7%), o destaque continua sendo das atividades de tecnologia da informação, que atingiram o ponto mais alto da série histórica da PMS.
“Durante o auge do isolamento por conta da pandemia, houve uma alta demanda desses serviços e esse movimento perdura até os dias atuais, com as empresas continuando a demandar serviços como o de desenvolvimento de softwares, de aplicativos de videoconferência ou de marketing digital”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Já em serviços prestados às famílias (1,9%), a maior influência ficou a cargo dos serviços de alojamento e alimentação. “É um resultado que vem na esteira da continuidade do processo da retomada dos serviços de caráter presencial, notadamente, os bares e restaurantes”, detalha o gerente da pesquisa.
Houve alta em quatro das cinco atividades e crescimento em 64,5% dos 166 tipos de serviços investigados na PMS. Destaque para o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,5%) e o de serviços prestados às famílias (60,8%), que exerceram as principais influências positivas. A única taxa negativa do mês ficou com o setor de outros serviços (-7,7%).
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