Resposta de Guilherme Baia*:
O mercado financeiro é feito de expectativas, mas se alimenta de resultados. As expectativas, no entanto, são refeitas de instante em instante conforme novas informações que surgem a todo instante alteram o que se vê do mercado, sendo impossível prever os próximos movimentos do mercado.
Tanto o é que a certeza de um movimento ou evento já altera o preço dos títulos. É quando você vê a expressão “o mercado já precificou ” tal evento. E essas alterações, mesmo as mais macro, acontecem a cada título negociado, seja ação, seja um lote de títulos do Tesouro Direto.
Todas as melhores literaturas e artigos sobre a previsibilidade de curto prazo (seja ele o próximo segundo, hora ou mês) do mercado mostram que é totalmente ineficiente.
Por outro lado, as mesma literatura adequada e boa de ser considerada sugere que o melhor setup para os investimentos de uma pessoa física é (veja os muito, muito ricos) o investimento via fundos quando geridos por um gestor profissional. E a razão é muito simples.
É alguém melhor que você tecnicamente, com mais tempo, experiência e ferramentas, pago exclusivamente para manter a carteira diversificada, fazendo as alterações intra-fundo que ainda lhe são mais baratas fiscalmente.
Além disso, a tentativa de adivinhar o timing dos mercados, ou seja, melhor momento de comprar ou vender, assumir ou sair de uma posição também é pouco eficaz no longo prazo, sendo, a melhor estratégia, os aportes regulares tão logo os valores estejam disponíveis.
Portanto, entre esperar para investir agora ou depois, invista agora, mas, ao invés de tentar adivinhar o que vai subir ou descer de preço no mercado, deixe que um gestor profissional faça isso de maneira profissional e diversificada.
Seu futuro agradecerá, sua formação de saldo será mais eficiente e você poderá se preocupar em estudar o melhor candidato para o Brasil que você quer.
*Planejador da Fiduc.
*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]
Veja também:
- Pesquisas eleitorais 2022: semana de 17 a 21 de outubro