Sabesp cria SPE para produção de energia solar

A Sabesp anunciou nesta segunda-feira a criação de uma sociedade de propósito específico (SPE) para produzir e vender energia elétrica por meio de quatro projetos fotovoltaicos flutuantes em reservatórios operados pela empresa de água e saneamento.

A SPE, Cantareira SP Energia, terá participação de 49% da Sabesp e o primeiro projeto será implantado no reservatório Jaguari, parte do Sistema Cantareira, com capacidade de 5MW e previsão de entrada em operação em 2023, afirmou a Sabesp.

RD prevê mais 1.040 lojas até 2025

A RD, dona das redes de drogarias Raia e Drogasil (RADL3) , anunciou nesta segunda-feira que elevou a previsão de abertura de novas lojas nos próximos quatro anos, de 240 para 260 unidades por ano, chegando a 2025 com 1.040 novas unidades.

A maior rede de farmácias do país também anunciou o crescimento de 30% no lucro líquido do terceiro trimestre sobre mesmo período de 2021, com manutenção de performance operacional sobre um faturamento maior.

A companhia teve lucro líquido de 225,4 milhões de reais no terceiro trimestre. Em termos ajustados, o lucro foi de 201,7 milhões, avanço de 16% na comparação anual.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 546,8 milhões de reais, avanço de 22,5% sobre um ano antes. Como percentual da receita bruta, o Ebitda ajustado do período se manteve em 6,8%, segundo a companhia.

A RD teve faturamento bruto de 7,98 bilhões de reais, crescimento ante os 6,5 bilhões reportados um ano antes.

A empresa abriu no trimestre 58 lojas, somando 174 inaugurações no o ano até setembro. Enquanto isso, fechou 19 unidades o trimestre, bem acima dos encerramentos do primeiro semestre, elevando o total no ano para 44.

A base de funcionários cresceu 6,2% no trimestre passado, para 51,5 mil, enquanto a de farmacêuticos avançou 10,5%, para 10,7 mil, segundo dados do balanço.

A RD conseguiu reverter no balanço o fluxo de caixa negativo dos dois primeiros trimestres do ano, fechando os três meses até setembro com fluxo positivo de 104,6 milhões de reais.

Arábia Saudita aprova listagem dupla da franqueada de Pizza Hut e KFC

O regulador de mercado da Arábia Saudita aprovou nesta segunda-feira a listagem dupla do Americana Group, franqueado do Oriente Médio e Norte da África das redes de fast-food KFC e Pizza Hut, no país saudita e nos Emirados Árabes Unidos.

O Americana tem aprovação para vender 30% de suas ações, que serão as primeiras a serem negociadas nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita.

A Autoridade do Mercado de Capitais disse que a aprovação foi para um registro duplo nos dois países e uma oferta de 2,53 bilhões de ações.

A Americana é controlado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) e um consórcio de investimentos liderado pelo empresário de Dubai Mohammed Alabbar, fundador da Emaar Properties, listada em Dubai.