A Black Friday deste ano, que aconteceu na sexta-feira (25), dividiu os holofotes com a Copa do Mundo do Catar, influenciando negativamente o faturamento de varejistas brasileiras durante a temporada promocional.
Apesar disso, as vendas no comércio eletrônico foram 6% maiores em comparação com 2021, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo (CIEL3), que analisou os dados de vendas físicas e online.
No comparativo dos dados da Black Friday no Brasil em relação ao ano anterior, a região que teve o maior crescimento de vendas foi a Sul (+14,2%). Em seguida, aparecem Sudeste (+6,5%), Centro Oeste (3,5%) e Nordeste (+0,2%). A região Norte foi a única que registrou queda nas vendas (-2,9%).
Segundo a Cielo, o segmento com o maior volume de vendas no comparativo foi o de setor de drogarias e farmácias, com 25,9%. O turismo e transporte teve uma alta de 25,1%. O setor de cosméticos e higiene pessoal alcançou 22,2%. E os bares e restaurantes 18,6%.
Desempenho mais fraco em 2022
Dados da Confi Neotrust, em parceria com a empresa de inteligência de dados ClearSale, revelaram recuo anual de 34,2% no faturamento do varejo online de meia-noite de quinta-feira até sexta-feira às 19 horas, para cerca de R$ 3,1 bilhões.
No sábado, o desempenho melhorou, mas ainda assim ficou 4,3% abaixo do faturamento visto um ano antes, movimentando cerca de R$ 1,2 bilhão, segundo dados da Neotrust com base nas vendas do dia inteiro.
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