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Economia

Mercado de podcasts vira ‘febre’ no Brasil: 7 passos para investir no segmento

País já ocupa o 5º lugar no ranking mundial, com 34 milhões de ouvintes.

O mercado de podcasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 5ª colocação no ranking mundial. De acordo com estimativa do Ibope, mais de 34 milhões de pessoas são ouvintes de podcasts, o que representa cerca de 8% da população do país.

Embora não exista uma estatística quanto ao número de empresas que atuam nesse segmento, é possível afirmar que o setor é dominado por pequenas produtoras de áudio e música, que têm sido impulsionadas com a consolidação dessa tendência, que cresceu ainda mais no período da pandemia de covid-19.

podcasts
Crédito: Pixabay

A economia criativa, onde as produtoras de podcasts estão inseridas, é composta pelo conjunto de atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são insumos primários para a criação, produção e distribuição de bens e serviços.

Atualmente, o segmento é responsável por cerca de 3% do PIB brasileiro, gerando aproximadamente 6,6 milhões de empregos e movimentando algo entorno de R$ 170 milhões ao ano no Brasil, conforme estimativas da Firjan.

Impulso para a economia

O setor audiovisual, além de estratégico, representa uma oportunidade para o crescimento da economia, dada a possibilidade de geração de emprego e renda, além da expectativa de desenvolvimento socioeconômico associado.

São aproximadamente 113 mil empresas ativas, sendo 70% do universo composto microempreendedores individuais (MEI), 24% de microempresas e 3% de empresas de pequeno porte, segundo dados da Receita Federal.

Com a pandemia, o setor de economia criativa, assim como outros, precisou se reinventar buscando novos formatos e modelos de negócios e o mercado de podscast foi um deles. Com mais tempo em casa, a população buscou novas formas de entretenimento e aprendizado e os conteúdos no formato podcast passaram a ser ainda mais consumidos e difundidos.

Formato cresce em audiência

As pessoas ouvem os programas para conhecer novas estratégias de crescimento para seus negócios, melhorar suas habilidades de marketing e se inspirar em entrevistas empresariais. Consomem podcast para ouvir seus autores favoritos, aprender sobre temas complexos, como autoconhecimento, empreendedorismo, abertura de negócios e outros conteúdos que vão além da capacidade de imaginação e necessidade de aprendizado.

Esse é um formato que atrai cada vez mais ouvintes graças – particularmente – aos seus atributos: os programas podem ser ouvidos no momento em que o público quiser e aliado a qualquer atividade; são um diferencial pela diversidade dos temas que podem ser apresentados, debatidos ou ensinados; e, pelo fato de serem arquivos em áudio, consomem muito menos internet que outras mídias, facilitando seu acesso e consumo.

Há espaço para pequenos negócios?

O mercado de podcast tem sido explorado predominantemente por pequenas produtoras independentes.

O estudo “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil (2016)”, elaborado pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) em parceria com o Sebrae e a Fundação Dom Cabral, aponta que a maior parte das empresas que atuam neste segmento é de pequeno porte (menos de 20 funcionários), cuja capacidade de investimento e a profissionalização limitam a construção de modelos de negócios consistentes e de longo prazo.

Por este fator, estas pequenas produtoras precisam se diversificar na estratégia para atrair investidores. Sem capacidade de investimentos e devido à falta de acesso ao capital, as empresas tendem a atuar na informalidade e na administração de capital intelectual terceirizado, vinculado à realização de novos projetos.

O Sebrae oferece diversos cursos online e gratuitos voltados para todas as necessidades do empreendedor que queira atuar com setores da economia criativa.

O conteúdo está voltado para capacitações e consultorias direcionadas para os gargalos e necessidades de cada empreendedor, como o Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, em parceria com a APRO, no qual foram desenvolvidos conteúdos que habilitam profissionais do mercado audiovisual sobre temas como governança, empreendedorismo, tendencias, inovação, comercialização e outros temas de relevância para o setor.

Confira algumas dicas direcionadas ao mercado de podcast:

  1. Construa seu público de podcast primeiro. Faça seu podcast valer a pena ouvir. Quando você começar a ter downloads consistentes, encontre um patrocinador que faça sentido estar no seu podcast e faça um bom trabalho promovendo seus produtos. Use publicidade e marketing de afiliados.
  2. Aproveite este canal para produzir conteúdo de qualidade e aumentar o alcance da sua empresa.
  3. Diversifique na estratégia para atrair investidores.
  4. Faça um bom planejamento financeiro. Se possível, participe de editais e programas de aceleração, oferta de serviços coletivos e personalizados.
  5. Seja consistente, interessante e forneça valor. Tenha convidados únicos ou de alto perfil, faça perguntas e promova seu podcast nas mídias sociais.
  6. Entenda seu cliente: ouça as avaliações e ajuste seu processo. Peça aos ouvintes de cada episódio que deixem comentários e avaliem seu programa na plataforma em que ouve.

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