A Americanas (AMER3) informou nesta quarta-feira (11) que o diretor-presidente da companhia, Sergio Rial, e o diretor de Relações com Investidores, André Covre, empossados em 2 de janeiro de 2023, comunicaram a decisão de não permanecerem na empresa após terem sido detectadas inconsistências em lançamentos contábeis de cerca de R$ 20 bilhões.
Em fato relevante, a varejista disse que, neste momento, não é possível determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia e que estima que o efeito caixa dessas inconsistências seja imaterial.
“A área contábil da companhia identificou a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem acima, nas quais a companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta fornecedores nas demonstrações financeiras de 30 de setembro de 2022”, disse a empresa no documento.
O conselho de administração nomeou interinamente para diretor-presidente e diretor de Relações com Investidores João Guerra, executivo com trajetória na companhia nas áreas de tecnologia e recursos humanos, e não envolvido anteriormente na gestão contábil ou financeira.
As empresa informou que os valores estimados estão sujeitos a confirmações e ajustes decorrentes da conclusão de trabalhos de apuração e dos trabalhos a serem realizados pelos auditores independentes, após o que será possível determinar adequadamente todos os impactos que tais inconsistências terão nas demonstrações financeiras da empresa.
Segundo a Americanas, o conselho de administração da empresa decidiu, ainda, criar um comitê independente para apurar as circunstâncias que ocasionaram as inconsistências contábeis.
Veja também
- CVM acusa ex-CEO e outros sete ex-executivos da Americanas de uso de informações privilegiadas
- Sicupira e filho de Lemann deixam conselho da Americanas, diz fonte
- Em recuperação judicial, Americanas quer vender parte de ativos da fintech Ame
- Polícia Federal indica 41 ex-funcionários da Americanas em investigação sobre fraude
- Beto Sicupira lidera aporte do 3G para salvar a Americanas; desembolso foi de R$ 6,8 bilhões