Siga nossas redes

Negócios

Rial deixa comando da Americanas após ‘inconsistências contábeis’

Valores são estimados em R$ 20 bilhões; diretor de Relações com Investidores também renunciou ao cargo.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

A Americanas (AMER3) informou nesta quarta-feira (11) que o diretor-presidente da companhia, Sergio Rial, e o diretor de Relações com Investidores, André Covre, empossados em 2 de janeiro de 2023, comunicaram a decisão de não permanecerem na empresa após terem sido detectadas inconsistências em lançamentos contábeis de cerca de R$ 20 bilhões.

Sérgio Rial. Crédito: Divulgação/Arquivo

Em fato relevante, a varejista disse que, neste momento, não é possível determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia e que estima que o efeito caixa dessas inconsistências seja imaterial.

“A área contábil da companhia identificou a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem acima, nas quais a companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta fornecedores nas demonstrações financeiras de 30 de setembro de 2022”, disse a empresa no documento.

O conselho de administração nomeou interinamente para diretor-presidente e diretor de Relações com Investidores João Guerra, executivo com trajetória na companhia nas áreas de tecnologia e recursos humanos, e não envolvido anteriormente na gestão contábil ou financeira.

As empresa informou que os valores estimados estão sujeitos a confirmações e ajustes decorrentes da conclusão de trabalhos de apuração e dos trabalhos a serem realizados pelos auditores independentes, após o que será possível determinar adequadamente todos os impactos que tais inconsistências terão nas demonstrações financeiras da empresa.

Segundo a Americanas, o conselho de administração da empresa decidiu, ainda, criar um comitê independente para apurar as circunstâncias que ocasionaram as inconsistências contábeis.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.