Siga nossas redes

Finanças

Fingir que ganha menos? Especialista dá 7 dicas para economizar dinheiro

Antes de poupar, pagar as dívidas é o mais importante, segundo professor universitário.

Manter uma organização financeira e economizar dinheiro nem sempre é fácil para todo mundo. A parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, por exemplo, ficou em 78,9% em novembro de 2022, de acordo com a última pesquisa divulgada pela pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Desse modo, a fim de ajudar quem quer atingir o objetivo de colocar as finanças pessoais em dia, economizar ou guardar dinheiro em 2023, o professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e especialista em Administração Financeira e Finanças Pessoais, Márcio Wu, separou algumas dicas.

Confira a seguir:

1 – Antes de poupar, pague as dívidas

Crédito: Adobe Stock

Para o professor, antes de pensar em guardar dinheiro em poupança ou investir é importante pagar as dívidas. “Nenhum rendimento é maior do que as taxas de cartão de crédito ou do cheque especial”, diz.

2 – Identifique o orçamento

O ponto de partida para sair da condição de devedor para se tornar um poupador é diagnosticar entradas e saídas, segundo o professor.

“A primeira coisa é entender de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai. Faça um detalhamento e diagnóstico dos seus gastos pessoais ou familiares”, comenta.

3 – Saiba por onde o dinheiro está ‘vazando’

Para o professor, se você não tem ideia do que ou como gasta, é importante fazer um controle rígido por dois ou três meses para compreender para onde seu dinheiro ‘está vazando’.

“Somos naturalmente desleixados, principalmente com os pequenos gastos. Itens comprados por impulso no supermercado, onde há muitas miudezas, são um exemplo claro. Uma coisa aqui e outra acolá, somados, esses pequenos gastos de que você não se dá conta vão te assustar. Muitas vezes a gente desconsidera pequenas despesas do dia a dia, mas no final do mês elas fazem muito estrago”, pontua.

Ele acrescenta que planilhas, aplicativos ou sites ajudam nisso. “Vale até a velha caderneta de anotações”.

4 – Reduza gastos

O professor menciona que realizado o diagnóstico fica fácil ver onde e em que se gasta.

Ele recomenda começar a poupar aos poucos, sem radicalismo.

“A ideia é tentar reduzir gastos, sem abrir mão do que é importante para você. Se tem costume de sair com amigos, não corte esse hábito, diminua a frequência. Se vai ao cinema uma vez por semana, passe a ir uma vez a cada duas semanas. O que é “supérfluo” varia de pessoa para pessoa e do perfil de consumo de cada um”.

5 – Finja que ganha menos

Outra forma de economizar seria semelhante à estratégia adotada por previdências privadas. No momento em que recebe o salário, um percentual é sacado da conta, 10% ou 20%, para formar poupança ou para realizar um sonho.

“Finja ganhar menos do que ganha. Aprenda a viver com menos”, diz o professor.

6 – Economize com um objetivo

É importante economizar com base em um objetivo, como comprar um carro, uma casa, ou viajar. “Poupar sem isso em mente é muito difícil. É preciso uma motivação para economizar. Imponha-se uma meta”.

7 – Crie hábitos antes de ter rentabilidade

Para quem nunca poupou ou nunca investiu, mais importante que buscar rentabilidade é criar o habito de poupar, segundo o professor. “É importante ter em mente qual o seu perfil de risco, se é conservador, agressivo ou moderado”.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.