O lucro líquido ajustado do Carrefour (CRFB3) recuou 28,2%, a R$ 550 bilhões, impactado, segundo o varejista, pelo aumento das despesas financeiras, com maior nível de endividamento e taxas de juros. As informações constam em balanço financeiro divulgado na noite desta segunda-feira (13).
No consolidado do ano, o lucro ajustado caiu 24,1%, para R$ 1,821 bilhão.
Já o lucro líquido atribuído aos controladores sofreu redução de 58,1%, para R$ 426 milhões no quarto trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita operacional líquida avançou 36,5%, para R$ 29,852 bilhões, no mesmo intervalo de comparação, enquanto as vendas líquidas consolidadas tiveram um avanço de 36,3%, a R$ 28,158 bilhões.
As vendas líquidas do segmento de cash e carry, que representa as bandeiras Atacadão e Maxxi, registrou crescimento de 22,6% nos três últimos meses de 2022, para R$ 18,636 bilhões, enquanto no segmento de varejo (que inclui as bandeiras Carrefour e Big Varejo) houve um incremento de 47,7%, para R$ 8 bilhões.
O GMV total ultrapassou R$ 2 bilhões no trimestre, avanço de 105,6% relação ao quatro trimestre de 2021, impulsionado pela duplicação do segmento de alimentos e pela aquisição do Grupo BIG.
O faturamento do Banco Carrefour totalizou R$ 14,5 bilhões no quarto trimestre, alta de 9,1% ante o mesmo intervalo do ano anterior, impulsionado pelo desempenho do cartão Carrefour (+7,2%) e do cartão Atacadão (+9,9%), impulsionado pela integração do Grupo BIG.
*Notícia em atualização
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