Siga nossas redes

Negócios

Trabalhadores da GM no interior de SP aprovam aviso de greve, diz sindicato

Sindicato disse que as demissões recentes realizadas pela GM foram feitas “sem qualquer justificativa ou negociação prévia” com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região informou nesta terça-feira (07) que os metalúrgicos do turno da manhã da montadora General Motors aprovaram em assembleia aviso de greve por estabilidade no emprego. Mais cedo, os funcionários realizaram uma paralisação de uma hora e meia. Outra assembleia está prevista para acontecer com o turno da tarde.

Em comunicado, o sindicato disse que as demissões realizadas pela GM foram feitas “sem qualquer justificativa ou negociação prévia com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região”.

A empresa comunicou a implantação de férias coletivas, entre 27 de março e 13 de abril, para “readequação da produção”.

“O envio do aviso de greve, aprovado na assembleia, é uma forma de alertar a empresa para a possibilidade de uma nova paralisação, caso as reivindicações não sejam atendidas”, informou o sindicato.

O encontro, segundo o sindicato, já havia sido agendado na semana passada a pedido do Sindicato, após a GM mundial divulgar seu projeto de cortes de US$ 2 bilhões pelos próximos dois anos.

O sindicato informou que vai levar para a mesa a exigência de estabilidade no emprego para todos os trabalhadores e que se busquem alternativas às demissões.

Em São José dos Campos, a fábrica emprega cerca de 4 mil funcionários, segundo o sindicato, e produz os modelos S10 e Trailblazer, além de motores e transmissões. Na assembleia do primeiro turno realizada hoje mais cedo participaram cerca de 2.500 trabalhadores. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.