Siga nossas redes

Economia

Bolsas americanas caem após rebaixamento de nota dos EUA pela Fitch

Dow Jones Futuro, Nasdaq e S&P 500 Futuro caiam na manhã desta quarta-feira (2).

Índices futuros dos EUA seguem operando em baixa nesta quarta-feira (2) depois que a Fitch Ratings rebaixou o rating de longo prazo em moeda estrangeira dos Estados Unidos de “AAA” para “AA+”.

O rebaixamento chega na esteira de um acordo sobre o teto da dívida do país realizado em junho, que veio depois de meses de negociações políticas difíceis. O teto de dívida foi elevado de US$ 31,4 trilhões.

Investidores usam as classificações de crédito para avaliar o perfil de risco de empresas e governos quando obtêm financiamento nos mercados de capitais de dívida. Com isso, o Dow Jones Futuro registrava queda de 0,30% às 9h16h do horário de Brasília. Já o S&P 500 Futuro caia 0,46% em igual período e o Nasdaq 100 Futuro sofria queda de 0,71%.

Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) na cidade de Nova York, EUA 27/01/2023 REUTERS/Andrew Kelly

O rebaixamento da Fitch Ratings para a dívida do governo dos EUA provocou críticas de Washington e Wall Street, mesmo em meio ao desconforto de que déficits fiscais inchados podem causar turbulência nos mercados, na economia e nas eleições presidenciais do ano que vem, segundo a Bloomberg.

A agência de classificação de risco justificou a mudança com o argumento de que as finanças do país provavelmente se deteriorarão nos próximos três anos, devido a cortes de impostos, novas iniciativas de gastos, choques econômicos e impasses políticos.

A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, chamou o downgrade de “arbitrário” e “desatualizado”, uma vez que a economia mostrou recentemente sinais de que permanece robusta e o limite da dívida acabou sendo suspenso.

Porém, a Fitch se igualou à S&P Global Ratings, que rebaixou a nota do país em 2011 e não voltou atrás até hoje, conforme apurou a Bloomberg.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.