As Olimpíadas de Paris-2024 prometem surpreender desde o seu início. Pela primeira vez uma cerimônia de abertura não será feita em um estádio fechado, mas ao ar livre às margens do Rio Sena. São esperadas 326 mil pessoas para acompanhar a festa que vai celebrar a história e a cultura da França e promover um desfile de barcos com membros das delegações com 10,5 mil atletas inscritos para disputar os Jogos Olímpicos.
A cerimônia de abertura será no dia 26 de julho e vai começar às 19h30 (horário local, 14h30 no horário de Brasília). A ideia é aproveitar o fim de tarde e início de noite em Paris para promover um espetáculo multicolorido. A cerimônia deve durar 3h30 e o encerramento está previsto para às 23h (horário local, 18h em Brasília).
LEIA MAIS: Quando começam as Olimpíadas de Paris 2024?
O trajeto
Os 140 barcos com as delegações vão partir da Pont d’Austerlitz, ao lado do Jardin des Plantes, e percorrer as duas ilhas no centro de Paris, Île Saint Louis e a Île de la Cité, até a Pont d’Iena.
Em um trajeto de seis quilômetros, o desfile passará por lugares importantes como La Concorde, Esplanada Invalides, Museu d’Orsay e Grand Palais, além da passagem em frente à Catedral de Notre Dame, que será homenageada em sua reabertura cinco anos após o incêndio ocorrido em 15 de abril de 2019 que destruiu boa parte de sua estrutura. O encerramento da cerimônia será no Trocadéro, em frente à Torre Eiffel.
O Comitê Organizador queria um público de 500 mil espectadores, mas por questões de segurança, serão permitidas 326 mil pessoas assistindo ao espetáculo. Os 104 mil espectadores que compraram ingresso, que custam ao menos € 2.700, poderão ver a cerimônia de abertura do cais inferior, bem pertinho dos barcos e das outras atrações previstas.
O público comum poderá assistir das laterais do Sena e de algumas pontes que cortam o trajeto. Foram oferecidos 222 mil bilhetes gratuitos para essas acomodações. Também estão previstos 80 telões gigantes espalhados por Paris para quem não puder chegar perto da cerimônia.
Além disso, o Comitê Olímpico Internacional prevê que 1,5 bilhão de pessoas vão acompanhar a transmissão da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris-2024 pela televisão e por plataformas de streaming. No Brasil, no streaming, a Cazé TV transmitirá os jogos.
LEIA MAIS: Paris-2024: Quanto custa uma Olimpíada?
Espetáculo artístico
Os detalhes da parte artística da cerimônia ainda não foram divulgados. Em setembro de 2022, Thomas Jolly foi escolhido para ser o diretor artístico das cerimônias dos Jogos Olímpicos de Paris. Em entrevista ao site da TV5 Monde, em fevereiro, Jolly afirmou que pretende usar o visual de Paris como parte do espetáculo e mesclar a estrutura de uma cerimônia de abertura olímpica.
“Normalmente são três partes principais: o espetáculo artístico, o desfile dos atletas e os elementos mais formais, os discursos, juramentos, hasteamento da bandeira olímpica e acendimento da pira”, disse o diretor. “Por isso, propus ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que pudéssemos entrelaçar estas três partes principais para criar uma cerimônia que será, pela primeira vez, uma verdadeira criação, uma página em branco.”
Toda cerimônia de abertura das Olimpíadas precisa cumprir alguns protocolos exigidos pelo COI. Depois da parte artística, é preciso ter o desfile de todas as delegações presentes aos jogos, começando sempre pela Grécia, país que inspirou os Jogos Olímpicos da Era Moderna e palco da primeira edição das Olimpíadas, em 1896.
Seguem-se os discursos dos presidentes do Comitê Organizador e do COI. Também é obrigatória a liberação e revoada de pombas, simbolizando a paz e a liberdade. A seguir, acontecem o hasteamento da bandeira olímpica ao som do hino olímpico e os juramentos de atletas, árbitros e técnicos. No final, a tocha olímpica entra no local da cerimônia passando de atleta em atleta até que o último fica responsável por acender a pira olímpica, que deverá se manter acesa durante os 19 dias de Olimpíadas.
LEIA MAIS: Olimpíadas de Paris: executivos brasileiros, amadores, vão correr a maratona
Veja também
- Após boom-olímpico, França sofre ressaca com alta da incerteza econômica
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- Quando começam as Paralimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas